(PALMAS-TO) - Palmas foi escolhida uma das 83 cidades que poderão receber uma seleção durante a Copa do Mundo Fifa de 2014. A mais nova capital do Tocantins está entre os municípios aptos a ser um dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS) para a competição sediada pelo Brasil no ano que vem e, desta forma, poderá receber uma das 32 seleções que disputam o mundial entre junho e julho. Com isso, o Estádio Nilton Santos deverá passar por ampla reforma para recepcionar um dos times.
De acordo com o superintendente de Ginásios, Estádios e Praças Esportivas da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (SEL), Belmiran Sousa, O projeto de reforma do Nilton Santos engloba uma série de melhorias que devem ser feitas para deixar o estádio dentro dos padrões para a Copa do Mundo. Segundo o superintendente, será feita a troca o gramado, a cabine de imprensa, a colocação de cadeiras nas arquibancadas, sala de fisioterapia, sala de musculação, troca dos bancos de reservas e melhorias na iluminação.
Ainda segundo Belmiran Sousa, mesmo que uma seleção não escolha o Tocantins como sede de treinamento, as benfeitorias feitas no Nilton Santos serão permanentes e beneficiarão os times do Tocantins. “O Nilton Santos foi certificado desde o ano passado, quando o governo do Estado apresentou a intenção de ser uma subsede da Copa do Mundo e após visita do Comitê Organizador Local da Copa, dentro da avaliação de padronização, eles consideraram o estádio muito bom”, explicou.
Ao todo, estão previstos investimentos de cerca de R$ 2,1 milhões entre investimentos federais e contrapartida estadual. Segundo o superintendente da Secretaria dos Esportes, o projeto de reforma está em fase de conclusão e, tão logo seja aprovado pela Caixa Econômica Federal, o processo para início das obras deve começar.
Divulgação
Se do ponto de vista esportivo a vinda de uma seleção de futebol ao Tocantins é bem vista, se for levado em consideração a divulgação internacional do Tocantins como subsede da Copa do Mundo também poderá ter efeitos positivos. Conforme Belmiran Sousa, somente a notícia da escolha de Palmas como possível CTS já alavancou mídia espontânea para o Estado. “Para o turismo também. O Comitê Organizador da Copa tem uma agência de turismo e uma das páginas mais visitadas foi a do Jalapão”, explicou.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14847
Comentários