(PALMAS-TO) - Cavalos da raça crioulo contarão com exposição na 12ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que será realizada de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.
A crioulo é um animal mais forte e resistente, utilizado na lida do campo e nas competições esportivas. A raça é oriunda da Península Ibérica, e adquiriu características próprias após quatro séculos de adaptação e evolução no meio ambiente sul-americano.
Conforme a Secretaria Estadual de Agricultura (Seagro), na feira serão mostradas 21 éguas registradas e confirmadas (processo de análise e controle genealógico dos animais) e mais três reprodutores, sendo um filho de pais campeões da marcha de resistência na Argentina e no Uruguai. “A proposta é intensificar e incentivar a produção de equínos dessa raça no Estado”, afirmou o criador Lucídio Bandeira Dourado, da estância Cruzeiro do Sul, localizada no município de Dois Irmãos.
De acordo com o produtor, em animais de elite é possível aferir a qualidade da produção. “Essa aferição valoriza comercialmente o animal e o preço pode variar de R$ 15 a R$ 40 mil”, explica Bandeira.