O então governador Marcelo Miranda com Dona Raimunda (esq.) entrega em 2009 casas às quebradeiras de coco do Bico do Papagaio

(PALMAS-TO) - As 884 casas entregues em 2009 pelo ex-governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), às quebradeiras de coco do Bico do Papagaio, já estão em situação crítica. O secretário estadual da Habitação, Igor Avelino, destacou à imprensa a situação de aproximadamente 540 moradias. Na época, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) determinou a inclusão da obra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo Avelino, as famílias beneficiadas terão que desocupar as moradias para evitar uma tragédia.
Para a construção das unidades habitacionais, os governos federal e estadual investiram o valor de R$ 22 milhões. De acordo com declarações do ex-secretário da Habitação, Aleandro Lacerda, as famílias beneficiadas com as casas populares foram escolhidas pelas associações das quebradeiras. Todas elas moravam em casas de palha.
O ex-governador Marcelo Miranda havia assumido compromisso com a dona Raimunda Gomes da Silva, ícone das quebradeiras de coco do Tocantins, e determinado ao secretário Aleandro Lacerda que elaborasse um projeto de casas populares que atendesse às necessidades das quebradeiras. Projeto esse que hoje é alvo de reclamação da própria dona Raimunda, segundo atual secretário da Habitação, Igor Avelino.
A primeira maratona de entrega das casas foi feita no dia 3 de setembro de 2009, dias antes de Marcelo ser cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - ele deixou o cargo no dia 9 - nos municípios de Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito, Axixá, Sítio Novo, Praia Norte e São Miguel. Marcelo Miranda havia até nomeado o início da entrega como um “dia histórico para o Tocantins”. Marcelo afirmou em declaração: “Esse é mais um passo para que, com o apoio da população, possamos acabar com as demandas sociais do nosso Estado.”
Dona Raimunda chegou a comemorar o recebimento das casas. “Já são 30 anos de luta pela nossa dignidade, por isso vamos colocar o Governador em nossas orações’. Hoje, de acordo com declarações de Avelino, “a dona Raimunda é prova de que as casas estão impossíveis de serem habitadas. Só no município de Axixá, 125 casas estão em situação crítica”, disse.
“Boa parte das casas já estão caindo. Lá do Bico do Papagaio aproximadamente 540 casas estão em situação alarmante. As que já não caíram estão com paredes rachadas colocando em risco a vida das famílias que nelas habitam. Encaminhamos alguns consultores para fazer a notificação de quantas casas já estão em situações críticas. Alguns problemas são sanáveis outros, já são impossíveis de serem revertidos”, destacou o secretário.