O deputado federal Lázaro Botelho (PP/TO) participou na manhã dessa quarta-feira, 24, de uma reunião com a Caravana Estudantil em Defesa da Educação Pública – composta por 48 estudantes membros de DCE´s da Universidade Federal do Tocantins (UFT), de diversos municípios do Estado, e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
Os estudantes cobram apoio dos parlamentares para as reivindicações de salário digno e melhores condições de trabalho dos professores e técnico-administrativos de ambas as instituições que encontram-se em greve por tempo indeterminado. “Por ser assunto de competência da União, entendemos que somente os deputados federais e os senadores podem contribuir nessa questão, principalmente intermediarem os pleitos de nossa categoria junto ao governo federal para que encontre uma solução plausível para esses profissionais federais”, disse Felipe Fernandes de Albuquerque, presidente do DCE/UFT.
Os acadêmicos, representados pelos presidentes dos DCEs da UFT e IFTO, Felipe Fernandes de Albuquerque e Ygor Freitas, respectivamente, e pelo diretor da UNE, Lázaro de Souza Cruz, apresentaram uma pauta de reivindicações, constando também algumas demandas da categoria, dentre elas a destinação de 10% do PIB para a Educação; 50% dos fundos do Pré-Sal para a Educação; a Valorização dos Técnico-administrativos e Professores; emendas parlamentares aos Orçamentos da UFT e do IFTO; Orçamento que atenda à realidade da UFT e do IFTO; e mais recursos para Assistência Estudantil. “A defesa da educação pública de qualidade exige essa mobilização”, garantiu Ygor Freitas.
Para o deputado Lázaro Botelho, a mobilização em torno do movimento na luta pela educação pública promovida pelos 48 acadêmicos tocantinenses merece atenção especial e que vai envidar todos os esforços para ajudar a classe. “Estaremos sempre ao lado dos estudantes e profissionais da educação na luta para garantir mais investimentos e melhorias para a educação. Profissionais bem remunerados e capacitados são o alicerce de uma educação de qualidade.
Lázaro Botelho elogiou a disposição, a iniciativa e a luta política dos acadêmicos em busca de melhorias para a categoria acrescentando que “a política está em todas as nossas ações e é importante que vocês estejam filiados em um partido político para fortalecer suas lutas, bem como, garantir melhores dias para nossa gente, pois daqui poderão sair vereadores, prefeitos, deputados, governadores e até presidentes, pois vocês têm legitimidade e garra para lutar por melhorias para todos”, disse o deputado colocando o Partido Progressista (PP), do qual é presidente regional pelo Tocantins, à disposição dos acadêmicos. “O PP está à disposição de vocês e nós queremos jovens filiados com toda essa garra e disposição para lutar e desenvolver nosso Estado do Tocantins e o Brasil”.