(Gurupi-TO) - Em reunião terminada no final da tarde de ontem, ficou definido que a ex-primeira-dama de Gurupi Goiaciara Cruz (PR) será mesmo candidata a prefeita da cidade.
Goiaciara é viúva do maior nome da história política de Gurupi, o prefeito João Cruz, morto em 2008. Nome de grande intensidade eleitoral, a ex-primeira-dama pode enfrentar problemas em sua candidatura, uma vez que ela figura entre os políticos que tiveram as contas de campanha de 2010 rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins do dia 8 de novembro de 2011.
Conforme o presidente da comissão provisório do PR em Gurupi, Elias Pinto Oliveira, a indecisão sobre a pré-candidatura do empresário Osvaldo Stival, motivou o partido a lançar candidatura própria para as eleições deste ano. “Ficou nesse chove e não molha e nós lançamos a Goiaciara. Agora é corre atrás das coligações e escolher o vice”, disse.
Elias afirmou que o PP já declarou apoio à candidatura de Goiaciara e que PSDB e PV estariam caminhando junto com o PR nas eleições deste ano. “O vice será do PSDB ou PV”, disse.
Apesar de Elias afirmar que o vice poderia ser do PV, fontes garantiram que o candidato do PV, Mauro Carlesse, não aceitará ser vice de Goiaciara. Carlesse também foi convidado para a reunião desta quarta e não compareceu.
Com a definição da chapa, fica evidente que a candidatura do empresário Osvaldo Stival naufragou. Como já divulgado pela imprensa Stival não estaria nada satisfeito com o comportamento do Palácio Araguaia em relação à sua pré-candidatura. Ele considera, conforme essas fontes, que foi deixado de lado pelo governador Siqueira Campos (PSDB) e pelo secretário estadual de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos.
Com isso, o pré-candidato do PSB, deputado federal Laurez Moreira, agiu rápido e conseguiu formar um bloco amplo de partidos em torno de seu nome, que já conta com PMDB, PSB, DEM, PTB, PTN, PSL, PTC, PSDC e PT em sua campanha.