(PALMAS-TO) - Candidatos da primeira fase do concurso da Polícia Civil realizada no dia 25 em contato com a imprensa acusaram a organização do certame de plagiar no mínimo seis questões de avaliações da Funiversa, IBFC e Prefeitura de Diadema. Em nota, a Fundação Aroeira, responsável pelo processo no Tocantins, garantiu que vai anular as questões "não inéditas".
De acordo com os candidatos, foram tiradas quatro questões do concurso para técnico em necropsia, do Ministério da Educação (IBFC); uma do concurso para auxiliar de autopsia, do governo de Goiás (Funiversa); e três do concurso para auxiliar de necropsia, da Prefeitura de Diadema.
Em comparação, o texto da questão 73 do concurso da Polícia Civil é idêntico ao item 38 do certame realizado pela Funiversa: "Afogamento é a asfixia gerada por aspiração de líquido de qualquer natureza que venha a inundar o aparelho respiratório. Haverá suspensão da troca ideal de oxigênio e gás carbônico pelo organismo. O afogamento impede uma importante ação orgânica que ocorre nos pulmões denominada". As questões só diferem nas opções de resposta. O concurso do Tocantins dá quatro opções: hemólise, hidatidose, hematose e estenose; enquanto o da Funiversa tem cinco alternativas: hematose, hemólise, histenose, hidatidose e hilienose.
O concurso para auxiliar de necropsia da Prefeitura de Diadema traz uma pergunta (questão 24) sobre a formolização, que questiona o local do corpo onde deve ser introduzido o formol. O concurso da PC, na questão 66, abrange o mesmo assunto, e apesar do textos serem diferentes, as alternativas de resposta - veia femoral, artéria aorta, veia ilíaca comum e artéria femoral - são as mesmas, mudando apenas a sequência.
O certame realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para técnico em necropsia também tem uma questão idêntica à realizada pela Fundação Aroeira. O item número 32 do concurso do IBFC é igual a questão 80 do concurso da PC. O texto: "A retirada da faringe, laringe e língua é possível graças à incisão de", pode ser encontrado nas duas provas, e as alternativas de resposta (ligamentos e músculos do pescoço, pele e tecido adiposo anterior do pescoço, ligamentos e músculos da clavícula e pele e tecido adiposo anterior da clavícula) são iguais e estão na mesma ordem.
Questões anuladas
Em nota, a Fundação Aroeira afirma que contratou uma equipe de professores para a elaboração das questões do concurso público, e recebeu de todos "o termo de responsabilidade quanto à autoria e confidencialidade do conteúdo". Porém, a empresa admite a possibilidade de algumas questões da prova para agente de necrotomia não serem "inéditas", e afirmou que, caso haja a comprovação, os itens "serão anulados independente de recursos".
Comentários