(Aeaguaína-TO) - O Ministério da Saúde inicia esta semana em todo o país uma grande campanha de atualização das vacinas para crianças menores de cinco anos. A ação começa no dia 24 e dura até o dia 30 de agosto. Em Araguaína, os 14 postos de vacinação estarão abertos às famílias com o objetivo de disponibilizar as doses que estão no calendário básico de vacinação infantil para atualizar a imunização das crianças.
A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Maísa Pereira, enfatizou que é importante que pais levem os filhos pequenos com a caderneta de vacinação para os postos de saúde, para facilitar a checagem da vacinação das crianças e ver quais estão em dia e quais não estão. "Será a 'Vacinação em Dia', todas as crianças devem ser levadas [pela família] a postos de saúde levando caderneta de vacinação", disse.

Expectativa
Com a campanha multivacinal, a expectativa é atingir pais que por um motivo ou outro deixaram de vacinar seus filhos na data certa. "Não há uma meta específica a ser atingida no município. Estamos trabalhando com o resíduo das metas mensais dos municípios, será uma meta de resgate. Nas doses de retorno, acontece de alguns pais atrasarem a ida aos postos", afirma o secretário de Saúde, Rubens Neves.
Entre as vacinas que vão estar disponíveis estão DTP, Febre amarela, Hepatite B, Meningocócia C conjugada, Pneumocócica 10 valente, Pentavalente, Rotavírus, Tríplice Viral, Poliomielite e influenza (para crianças menores de 2 anos).

Horários
No sábado, 24, os atendimentos se estenderão das 8h às 17h, em todos os postos de saúde do município. "Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas, exceto as três unidades que estão em reforma, que ainda estarão funcionando nas unidades provisórias", apontou Neves.
As unidades em reforma são: UBS Albeny Soares (está funcionando na UBS Setor Couto), UBS Bairro de Fátima (está funcionando na UBS Nova Araguaina), e UBS Manoel dos Reis Lima (está funcionando na UBS Araguaina SUL).  "Apesar de serem atendidas em outras unidades, as equipes de atendimentos foram deslocadas e atenderão a todos normalmente", acrescentou o secretário.
Dos dias 26 a 30 de agosto, os atendimentos acontecerão das 7h30 às 17h30, em todas as UBSs.

Vacinação em dia
Segundo o Ministério da Saúde, até os quatro anos de idade a criança precisa ter sido submetida a pelo menos 23 doses de vacinas diferentes para garantir imunidade. A coordenadora de Imunização Maísa Pereira explica ainda que a maior parte delas, se seguido o cronograma de vacinação do Ministério da Saúde, concentra-se nos 12 primeiros meses de vida.
"Se a criança recebe as vacinas antes de ter completado o primeiro ano de vida ela fica devidamente protegida contra 14 tipos de doenças. Depois disso, ela toma a 2ª dose da triviral aos 15 meses e as doses de reforço dos 4 a 6 anos e aí segue o quadro vacinal para adolescentes, adultos e idosos", explicou.