A luta pela criação do Estado do Tocantins foi reverenciada durante sessão solene em homenagem aos 24 anos de Palmas

(BRASÍLIA-DF) - A luta pela criação do Estado do Tocantins foi reverenciada durante sessão solene em homenagem aos 24 anos de Palmas, ocorrida nesta segunda-feira, 13, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Parlamentares, personalidades homenageadas e demais autoridades destacaram a importância do movimento que resultou no nascimento do Tocantins e, consequentemente, o projeto de fundar a mais nova capital brasileira.
Fatos históricos do início da capital palmense que se confundem com a história do Estado, foram lembrados. “Eu, orgulhosamente, estava ali, nas fileiras deste plenário quando o Tocantins foi criado. Hoje, ao ver Palmas com 24 anos, tenho a certeza que a luta valeu a pena, o Tocantins virou realidade e o norte do Brasil ganhou uma bela capital, planejada que tem muito a crescer e contribuir para os tocantinenses e para o país”, afirmou o ex-senador e atualmente deputado federal, Mauro Benevides, que abriu a cerimônia. Ele foi um dos parlamentares de fora do Tocantins que fizeram questão de prestigiar a sessão, que contou ainda com o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, deputados federais, senadores, secretários de Estado e da prefeitura, personalidades homenageadas, entre outras autoridades.
O vice-Governador João Oliveira, que representou o executivo estadual, classificou Palmas como uma cidade de oportunidades, como é o Tocantins. “As pessoas chegam a Palmas e ao Tocantins em busca de um sonho... E no Tocantins, após árduo esforço, o transformam em realidade porque Palmas e o Tocantins são lugares que nasceram para todos, onde há oportunidade de crescer e desenvolver as mais diversas atividades”, disse o vice-governador, que, como os demais que discursaram, ressaltou a “luta libertária de Siqueira Campos coroada com a Constituição de 1988”.

Homenagens
O governador Siqueira Campos, autor da emenda que resultou na criação do Estado em 1988 e fundador de Palmas, e outras dez personalidades, receberam homenagens. O governador foi representado por um dos filhos, Alex Uchôa Siqueira Campos. “É gratificante ver que a causa do meu pai é reconhecida. Mesmo com a desconfiança de muitos, ele lutou pela criação do Estado e a fundação de Palmas. Isso só foi possível graças ao apoio do tocantinense, que abraçou a causa”, disse Alex Uchôa, após a sessão.
Também foram homenageados os vereadores Major Negreiros e Juscelino Rodrigues, Fenelon Barbosa (primeiro prefeito da capital), a artista plástica Gilda Torres Gomes, o humorista Arnaud Rodrigues (já falecido), os empresários Henrique Cardoso, Walter Meurer (já falecido), o ator Nival Correia, o funcionário público federal Jayme Lourenço e os agricultores Anízio Moura e Domingos Franco. A sessão contou com apresentação artística dos Bonecos de Taquaruçu e Galo de Palmas.

Reconhecimento
O deputado Onofre Santo Agostini, eleito por Santa Catarina, destacou a luta de todos os tocantinenses. “Isso foi um marco histórico, o que possibilitou e contribui para termos hoje essa bela Palmas.” Já o deputado Izalci Lucas Ferreira fez questão, em pronunciamento, de cumprimentar o governador Siqueira Campos. “Um feito comparado a Brasília, pela ousadia e competência”, declarou, comparando o atual chefe do Executivo estadual a Juscelino Kubitschek.
Para o deputado Francisco Escórcio, Palmas está em plena evolução e isso se deve, inicialmente, ao movimento pelo Tocantins. “A história de Palmas e do Tocantins, evidente, se entrelaça. O Tocantins deixou de ser a parte pobre de Goiás. O Brasil deve isso a homens e mulheres que lutaram por esse sonho que virou realidade, como Siqueira Campos. O Brasil deve a ele isso.”

A sessão
Aberta por Mauro Benevides, a sessão foi presidida pelo deputado da Casa César Halum, autor do requerimento para a realização da reunião. Ele disse que Palmas orgulha a todos os tocantinenses por sua beleza e evolução nesses 24 anos.
O prefeito Carlos Amastha, disse ter orgulho de administrar a capital, reafirmou metas e também lembrou o início de tudo, a conclusão de uma luta secular pela criação do Tocantins. “Com ousadia, o governador Siqueira Campos enxergou que Palmas devia estar no centro do desenvolvimento do Brasil”, disse. Já, na tribuna, ele classificou Siqueira Campos de “principal responsável pela criação de Palmas, com sua coragem, ousadia e visão organizadora”.

História
O senador Vicentinho Alves relembrou encontros e reuniões que foi discutido onde seria a capital e o sobrevoo feito em 1989, quando Siqueira Campos anunciou onde seria erguida a capital. Ele parabenizou todos os prefeitos de Palmas. “Todos eles deram sua contribuição para o crescimento de nossa capital. De Fenelon Barbosa, passando por Eduardo Siqueira Campos, Odir Rocha, Nilmar Ruiz, Raul Filho e, agora, Carlos Amastha”, disse.
O deputado federal licenciado e atual secretário de Esporte do Tocantins, Eduardo Gomes, também relembrou a sessão da Assembleia Constituinte que resultou na criação do Estado. “Siqueira Campos viveu aqui neste plenário um momento que mudou a vida de todos nós”, disse.
Ex-prefeita de Palmas e atual deputada federal, Nilmar Ruiz falou do orgulho da capital que administrou de 2001 a 2004. “Palmas nasceu grande, e tinha de ser grande, planejada, que nasceu pela vontade e determinação de um homem: Siqueira Campos. A cada dia pessoas de todo o Brasil, como eu fiz, vão a Palmas por um sonho, um ideal e ajudar a construir a capital mais nova do Brasil”, afirmou.