(PALMAS-TO) - Integrantes da Câmara Setorial do Leite se reuniram nesta terça-feira, 23, na sede da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), em Palmas, para dar continuidade à elaboração do planejamento estratégico para o setor para os próximos cinco anos, visando fortalecer a cadeia produtiva do leite. O plano deve ser concluído em agosto.
Dentre as ações definidas no encontro, para aumento da produção, o grupo propôs o trabalho para recuperação de pastagens degradadas, aumento da oferta forrageira, melhoramento genético do rebanho e melhorias do manejo do rebanho, dentre outras. As ações que serão realizadas para que essas propostas entrem em vigor serão detalhadas. Já no eixo de melhoria da qualidade do leite e derivados, os integrantes da câmara propuseram a adequação à Instrução Normativa 62, criação de políticas públicas com estímulo de pagamento por qualidade do leite.
“Através desse plano, os diversos órgãos que integram a câmara trabalharão para desenvolver suas ações em conformidade com os demais”, declarou o assessor de Desenvolvimento Animal da Seagro, Cláudio Sayão.
Metas
Através do Planejamento Estratégico, a Câmara Setorial do Leite pretende aumentar a produção leiteira no Estado, melhorar a capacitação técnica, a qualidade dos produtos, a assistência técnica, a qualidade de vida dos produtores, viabilizar a industrialização, comercialização, a logística e infraestrutura e gestão da informação para o setor.
Além da Seagro, também integram a Câmara Setorial de Leite, o Sebrae Tocantins, a Faculdade Católica do Tocantins, Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet), a Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), Unitins Agro, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria da Saúde (Sesau), a Superintendência Federal da Agricultura (SFA), o Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento (Mapa), a Embrapa, a Agência Estadual de Fomento, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a Secretaria Municipal da Agricultura (Sagri), além de cooperativas e associações de produtores de leite do Tocantins.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14761
Comentários