O carro forte ficou todo danificado

Bandidos fortemente armados atacaram e explodiram um carro-forte na manhã desta terça-feira (30) na BR-153 entre Rio dos Bois e Tabocão, região central do Estado. Esse é o 3º caso registrado recentemente no Tocantins.  Segundo informações preliminares da Polícia Militar, o grupo estava em veículos de passeio e utilizou explosivos no ataque. 
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o carro-forte arrombado e totalmente destruído. Na fuga, os bandidos abandonaram um Ecosport preto, que foi incendiado. O carro-forte pertence à empresa Federal Segurança e Transporte de Valores. Ainda não há informações sobre a quantia levada pelos criminosos. 
A PM disse que não há relatos de vítimas até o presente momento. Equipes das cidades circunvizinhas estão realizando diligências e medidas de cerco e bloqueio, em pontos estratégicos, específicas para ocorrências desta natureza. A PM pede à população que qualquer informação suspeita seja repassada através do disque-emergência 190.
No dia 20 de fevereiro, um carro-forte da empresa Proforte foi explodido na BR-235 na zona rural do município de Tupirama, norte do Estado. Em 17 de abril, outro carro-forte da mesma empresa foi atacado também na BR-235, porém, dessa vez os bandidos não tiveram êxito.

AÇÕES PREVENTIVAS
A PM informou que, desde fevereiro de 2017, tem realizado reuniões com representantes de empresas de segurança e transportes de valores que atuam no Estado.
Em 2018 foram quatro reuniões com o objetivo estreitar a comunicação com as empresas para reforçar o trabalho de prevenção de roubos a cargas nas rodovias do Tocantins e evitar os ataques às instituições financeiras nos municípios.
Conforme a PM, os resultados colhidos apontam redução nos índices criminais no Estado, visto que em 2017 ocorreram 50 roubos a instituições financeiras, e em 2018, somente 17 casos, que indica uma redução de 66%.
Já os roubos a carro-forte, no Tocantins, teve redução em 100%, onde somente 05 casos foram registrados em 2017 e nenhum foi registrado em 2018.
Em 2019 teve uma tentativa de assalto a carro-forte, nas proximidades de Guaraí, cujo roubo não foi consumado em virtude de os ocupantes do Carro-forte seguirem até a cidade e solicitarem apoio para a PM, no Batalhão local.

Populares furtam dinheiro espalhado após explosão  

Populares recolheram rapidamente o dinheiro que ficou espalhado após a explosão de um carro-forte na BR-153 entre Rio dos Bois e Tabocão, região central do Tocantins, na manhã desta terça-feira (30).
A conduta é considerada crime de furto e o autor pode pegar de 1 a 4 anos de prisão, além de multa. 
Um vídeo gravado após a fuga dos criminosos mostra algumas pessoas com maços de dinheiro nas mãos. Nenhum segurança do veículo estava no local no momento.
A Polícia Militar condenou a atitude das pessoas. "Tal postura não auxilia na resposta rápida da PM, mas somente fortalece ainda mais a ação dos criminosos que acabam ganhando tempo em razão da multidão que preocupa-se apenas em coletar migalhas ao chão, sem repassar informações às forças de segurança", disse.