(PALMAS) - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentará balanço e avaliação geral do projeto desenvolvido pela instituição com piscicultores familiares de Divinópolis e Aubrelândia, região Centro-Oeste do Estado. Os resultados alcançados e os desafios que se colocam ao fortalecimento do setor estão entre os assuntos a serem debatidos. O encontro acontecerá nesta quarta-feira, 12, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções de Divinópolis.
Seminários promovidos pelo projeto proporcionaram conhecimento teórico e prático sobre sistema
Segundo a Embrapa, os próprios piscicultores debatem mensalmente sobre as atividades na região e possíveis soluções através de um fórum.
O projeto existe desde 2011 e é liderado pelo pesquisador Manoel Xavier Pedroza Filho. Segundo o pesquisador da Embrapa nas áreas de pesca e sistemas aquícolas em comunidades tradicionais, Adriano Prysthon da Silva, entre os benefícios do projeto estão a construção de estratégias de fortalecimento da piscicultura familiar no Tocantins.
De acordo com ele, os seminários técnicos promovidos pelo projeto proporcionaram conhecimento teórico e prático sobre o sistema de produção, bem como a formação de uma rede de referências entre os piscicultores, pois os profissionais podem repassar o que aprenderam para os iniciantes.
Adriano também destacou as melhorias em questões como alevinagem (conjunto de crias de peixe em viveiro), povoamento, qualidade da água, práticas de conservação do pescado e comercialização.
Conforme o pesquisador, os piscicultores participaram ativamente de todas as fases do projeto como reuniões, fóruns, experimentos, dias de campo e seminários. “E disponibilidade e acesso total às propriedades por parte da equipe técnica, demonstrando confiança e compromisso com o projeto”, complementou.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15156
Comentários