Região de Araguacema já está recebendo obras do PDRIS

(Araguacema-TO) - O governo do Tocantins já deu início à construção de 35 bueiros e uma ponte em Araguacema, a 297 km da capital. O Município foi a terceira cidade do Tocantins a definir, em consulta pública, os trechos de estradas que receberiam as obras do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).
Nas audiências realizadas em agosto de 2011, alguns dos pontos prioritários para a construção de pontes e bueiros definidos pela comunidade foram: Canaã (entroncamento TO-235 à sede da Associação dos Moradores); da Escola Muiraquitã à ponte do Paraíba; Troca-tapa à Santa Clara; Tarumã (entrada da sede velha do Carrascão após o trecho executado pela Prefeitura); entroncamento TO-348 ao Barracão do P.A da Mata; Santa Clara à rodovia de Caseara a TO-442.
Nessa semana, de 8 a 11 de outubro, técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública (Seplan) e representantes da Sociedade Civil realizam no município a Agenda de Desenvolvimento Municipal. O objetivo é apoiar os gestores na implementação e monitoramento de projetos que venham fortalecer institucionalmente os municípios, além de motivar a população local para a discussões sobre o desenvolvimento local, a sustentabilidade dos recursos e subsidiar políticas públicas.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Regional da Seplan, Raimundo Casé, gas oficinas visam fazer uma análise socioeconômica, ambiental e da gestão pública, com isso é possível construir cenários, diagnosticar problemas e propor um conjunto de ações para desenvolver o municípioh, explicou.
Além de Araguacema, estão sendo realizadas consultas no município de Barrolândia, a 105 km de Palmas, que receberá 25 bueiros e duas pontes; e Nova Rosalândia, distante 133 km da capital, contemplada com cinco pontes e dez bueiros.