(PALMAS-TO) - A Associação Tocantinense de Municípios- ATM promoveu no auditório da entidade em Palmas na manhã desta quinta-feira, 10, um encontro com vários gestores para discutir as estratégias de implantação do Programa Minha Casa, Minha Vida 2 do Governo Federal. Mais de 80 gestores participaram do início da solenidade.
O presidente da ATM e prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino Gomes Neto (PR) saudou todos os colegas gestores presentes na solenidade. “Esse momento de hoje é um momento solene onde nós nos reunimos para assinatura do termo entre união e municípios”.
O presidente pontuou que os gestores enfrentam todos os dias vários problemas mas têm se esforçado para melhorar a cada dia a vida dos munícipes. Falando sobre a burocracia e necessidade do cumprimento dos prazos, Silvino disse que é preciso o entendimento e avanço com relação ao programa. “Hoje estamos caminhando para vencer essa etapa. Essa solução vai vir com união e esforços da ATM, do Estado e da União através do ministério das cidades”, disse.
Silvino tranquilizou os gestores presentes com relação aos impasses pendentes do programa e disse que a entidade junto com os parceiros não medirão esforços para resolver. “Queremos agradecer o governo pela maneira como tem tratado a ATM. Todos os secretários estão trabalhando afinados com a ATM”, frisou.

Solenidade
Participaram da solenidade secretário Estadual de Habitação, Raimundo Frota, o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento, Edmundo Galdino e ainda o representante da Superintendente da Caixa Econômica, Maria Luzia Aguiar, Jairan Bandeira bem como representantes da Celtins.
A intenção do evento é também orientar os gestores com relação ao Termo de Cooperação que foi assinado entre as prefeituras e o Ministério das Cidades, parceiro do evento. Os prefeitos serão também orientados com relação ao uso do Sistema de gerenciamento do programa.
Em seu pronunciamento, Galdino frisou que o evento é importante para os municípios. “Mais uma conquista na luta dos prefeitos no sentido de dar um bem tão precioso para a população que é a casa”, frisou. O presidente da ATS resaltou o esforço do senador João Ribeiro e do presidente Silvino para a implantação do programa. “Estamos juntos nesta parceria, nesta luta”, garantiu frisando a importância dos consórcios na luta das demandas dos municípios.
O secretário de Habitação, Raimundo Frota salientou que os municípios são alvo de vários problemas e sendo assim se colocou à disposição de todos os gestores. “Estamos fazendo um termo para que o Estado possa ajudar os municípios junto ao Ministério”, pontuou. “Este programa precisa do apoio de todos”, completou. Todas as pendências com relação a outros programas de moradia serão tratadas caso a caso e de maneira firme, segundo o secretário.
Frota defendeu ainda que as unidades habitacionais sejam concluídas. “As questões políticas não podem interferir nas conclusões das obras que é o que a população mais quer”, disse.

Orientação
À tarde um técnico social do programa orientou os representantes de cada cidade sobre todos os aspectos do programa. A minuta do projeto de lei que os prefeitos devem encaminhar para aprovação da Câmara será disponibilizada no site da ATM ainda nesta quarta-feira. Foram discutidos ainda outros assuntos como a situação dos Hospitais Municipais e os repasses de FPM para os municípios menores.