A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) firmou parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) para a oferta e divulgação de mais de dez mil vagas em cursos profissionalizantes aos Municípios. A parceria envolve a participação das prefeituras, que deverão manifestar interesse em celebrar convênio com o IFTO até o dia 29 de novembro e, posteriormente, organizar uma estrutura adequada para o recebimento dos cursos técnicos.
A ATM informa que será ofertado o ensino nas áreas de Administração, Agronegócio, Informática para Internet, Meio Ambiente e Serviços Públicos. O corpo docente do IFTO será responsável pelas capacitações, e o Instituto dará a certificação aos participantes. Os cursos serão presenciais e à distância, e exigirá contrapartidas das prefeituras, como espaço físico, internet, equipamentos de informática e vídeo, servidores e manutenção.
Parceria compensatória
Na avaliação da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), a parceria das prefeituras com o IFTO amplia a educação e qualificação profissional de jovens e adultos. "Trata-se de oportunizar a esse público que reside em cidades sem polo do IFTO o acesso ao ensino federal         ", frisa o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, e presidente da ATM. O IFTO possui 8 campi e 3 campi avançados em pleno funcionamento, além de 19 polos de educação a distância, ao formar mais de dois mil profissionais em 2018.
IFTO
Segundo o IFTO, está previsto para fevereiro de 2020 o início das atividades. As aulas serão no modelo Educação a Distância, o que requer a utilização de recursos de televisão e internet. Ainda de acordo com o Instituto, cerca de 20% da carga horária será de aulas presenciais, o que exige a organização de um polo estruturado para receber os alunos. O restante da carga horária será desenvolvido com base em atividades e conteúdos a serem disponibilizados em plataforma virtual, acessível via internet.
A contrapartida do IFTO será a oferta dos cursos, a disponibilização dos professores e material didático de forma digital, a promoção de aulas telepresenciais, o custeio do translado de coordenadores e professores aos polos e disponibilizar cursos e videoaulas através de mediação tecnológica ou ambiente virtual.