PALMAS - As associações de praças militares do Tocantins afirmam que vão contratar perito de renome nacional para fazer reconstituição da troca de tiros entre Polícia Militar e Polícia Federal em Pindorama, no Tocantins, que resultou na morte do primeiro sargento Wirantan Fraga dos Santos. A intenção é confrontar a perícia da PF e anexar documento ao inquérito policial militar.
Wirantan Fraga dos Santos foi morto no dia 2 deste mês após troca de tiros com a Polícia Federal. Os militares teriam sido surpreendidos pelos membros da PF durante ação nos Correios do município. De acordo com a PM, policiais devidamente escalados e fardados receberam denúncia de que indivíduos estavam no interior da agência. Ao chegaram ao local, constataram que os suspeitos já haviam fugido. Em seguida a corporação estadual teria sido surpreendida pela Polícia Federal, sem qualquer caracterização, que passaram a atirar contra a agência.

Mobilização

As entidades organizaram na manhã desta segunda-feira, 9, carreta para manifestar luto e pedir justiça à morte de Wirantan Fraga. As associações solicitaram que os presentes se vestissem de preto. O trajeto saiu do estacionamento do Espaço Cultural, passando pelas avenidas NS 02, Juscelino Kubitschek (JK) e NS 04. O destino será o Ministério Público Federal (MPF), onde foram feitos pronunciamentos e protocolado documentos cobrando providências do órgão quanto a apuração dos fatos que ocasionaram a morte do primeiro sargento. Confira a lista de associações que organizam o manifesto: