(PALMAS-TO) - O rico artesanato tocantinense é uma das novidades da Feira Literária Internacional do Tocantins. O espaço “Artesanato do Tocantins” reúne peças confeccionadas a partir das mais variadas matérias primas naturais do Estado. Com uma extensa exposição de peças oriundas de todo o Estado, monitorada pelas próprias artesãs, o visitante pode ter acesso aos mais criativos e diferentes adornos que vão desde o peculiar capim dourado, peças em babaçu, cerâmica e buriti aos adereços e joias com cristais de Cristalândia.
São quadros, mandalas, colares, esculturas, joias, chapéus, cerâmicas uma infinidade de produtos que misturam beleza e arte e formam um artesanato diferenciado com riqueza de detalhes. A assistente social, Márcia Borba, diz que viaja o Brasil inteiro, mas não encontra um artesanato como o do Tocantins. “Sou natural de Miracema, mas viajo todo o país e não encontro um artesanato com este diferencial que existe no nosso Estado, e com esta qualidade”, declarou Márcia, elogiando o trabalho feito que deu forma a uma bicicleta de cipó.
Uma das primeiras artesãs de Taquaruçu, desde 1999, Teresa dos Santos, produz belas peças com a palha do Babaçu e Buriti. Hoje com seu ateliê, já conhecido na cidade, ela expõe suas peças em feiras livres da Capital. “Achei uma boa oportunidade trazer para a Flit nosso produto, até porque aqui tem pessoas de outros Estados que querem conhecer mais sobre o artesanato tocantinense”.
A presidente da Associação de artesãos da Feira do Bosque, Ruth Brunes, elogiou a iniciativa da Secretaria da Cultura de promover essa diversidade na Feira com o artesanato tocantinense. “Achei válida a iniciativa da Secretaria da Cultura, temos uma estrutura grande, com a união de várias associações e artesãos e produtos de todo o Estado e também com a exposição de vários materiais como palha, buriti, argila, decoração com cipó, capim dourado, bucha e diversos produtos orgânicos como semestres e grãos que nascem aqui e viram arte pelas mãos de nossas artesãs”, destacou Ruht.
O espaço “Artesanato do Tocantins” permanece aberto das 14 às 22 horas durante os dias da Feira até o dia 03 de agosto. (Jarlene Souza em Cultura)
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14164
Comentários