(PALMAS-TO) - A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) e a Arquidiocese de Palmas são as entidades responsáveis pelas próximas sabatinas com os candidatos ao governo do Estado. Em ambas as programações, os seis postulantes ao Palácio Araguaia confirmaram presença. Em parceria com a Faculdade Católica e o Colégio Marista, a Arquidiocese da Capital promoveu nesta quarta-feira, 17, a partir das 19 horas, o “Encontro de Propostas dos Candidatos ao Governo”. Conforme informou a assessoria de imprensa, o evento será restrito aos estudantes, funcionários e docentes das instituições de ensino organizadoras.
Comunidade cristã
O diretor do Colégio Marista, Flávio Rodrigues, apontou o evento como uma oportunidade de participar ativamente da política. “Pensamos nesse Encontro como uma oportunidade de aprofundarmos o sentido verdadeiro de democracia e cidadania. O evento nos coloca nos trilhos de nossa missão institucional, ocupando um espaço de protagonismo na defesa dos direitos, além de nos ajudar a cumprir o desejo de Champagnat [fundador da instituição], formando bons cristãos e comprometidos cidadãos”, defendeu. O pardre Romualdo Degasperi, diretor da Católica, explica que a programação com os candidatos tem a intenção de “conscientizar a sociedade para conhecer os projetos de estado”.
O arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito, convocou a comunidade cristã para participar do debate, lembrando do discurso do Papa Francisco. “Envolver-se na política é uma obrigação para um cristão. O cristão não pode ‘fazer-se de Pilatos’, lavar as mãos diante da política, pois ela é uma das formas mais elevadas da caridade, visto que procura o bem comum”, destacou.
Indústria
Os postulantes ao Palácio Araguaia também têm compromisso com a Fieto, que organizou nesta quarta-feira, 17, a partir das 19 horas, o “Encontro Político de Propostas para a Indústria”. O evento foi realizado no Colégio São Francisco, em Palmas. Na ocasião, a entidade apresentou a Carta da Indústria, onde consta o mapa estratégico do setor.
No evento da Fieto, os candidatos foram questionados sobre os temas relacionados à indústria, onde cada candidato teve dez minutos para expor os posicionamentos. O presidente da entidade, Roberto Pires, destacou a importância do setor e citou as qualidades necessárias para o próximo gestor estadual. “A indústria tem o firme desejo e a disposição para transformar o cenário macroeconômico e melhorar a qualidade de vida do tocantinense. Mas para estimular o crescimento do estado são essenciais por parte do próximo chefe do executivo, atitudes como articulação, foco e compromisso”. No encerramento, cada participante teve direito a dois minutos para considerações finais.
Comentários