(Araguatins-TO) - A sede da Defensoria Pública na cidade de Araguatins recebeu nesta sexta-feira, 14, a população que busca uma solução extrajudicial para conflitos. O Mutirão de Conciliação, de acordo com a assessoria da Defensoria Pública, está recebendo centenas de pessoas e a maioria dos acordos agendados refere-se à investigação de paternidade com realização de exames de DNA gratuitos.
A abertura oficial do evento contou com a presença do defensor público geral, Marcello Tomaz de Souza; da juíza titular da Vara Criminal de Araguatins, Neli Alves da Cruz; do promotor de justiça Breno Simonassi; da diretora do Núcleo de Araguatins, Claudia Pereira Brito; dos defensores públicos Gildevan Sousa Silva, Viviane Lúcia Costa, Isakyana Ribeiro de Brito, Rubismark Saraiva, Neuton Jardim dos Santos; autoridades locais e assistidos.
O defensor público Gildevan Sousa, representando os defensores públicos que atuam na Comarca de Araguatins ressaltou em seu discurso a importância de ações como o Mutirão para comunidade. “A Conciliação é a forma mais rápida de se resolver um conflito judicial e neste caso do Mutirão chamo a atenção da população para a realização dos exames de DNA gratuitos. Muitos processos de reconhecimento de paternidade ficam parados por anos porque as partes não possuem condições financeiras de realizar DNA. Então vejo nessa ação uma oportunidade única das pessoas garantirem seus direitos e mais cidadania”, afirmou.
O promotor de justiça Breno Simonassi elogiou a consolidação da Defensoria Pública na Comarca de Araguatins e a importância disso para o povo. “Para a justiça ser efetivada precisamos que o tripé formado por juízes, promotores e defensores públicos esteja sólido e trabalhando em conjunto. Podemos dizer que hoje Araguatins possui este tripé e que quem sai ganhando com isso é toda a população, especial a carente, que precisa de atendimento jurídico de qualidade e de graça como o que é prestado pela Defensoria”, disse Simonassi.
A juíza Neli Alves também parabenizou a iniciativa do Mutirão. “Atuo nesta Comarca há 16 anos e aqui nunca teve uma ação como esta. A Defensoria Pública esta de parabéns pelo Mutirão e à população aqui presente oriento que aproveite esta grande oportunidade. Conciliar é mais rápido e tão eficiente quanto uma ação judicial. O povo de Araguatins merece e precisa de ações como estas”, afirmou a Juíza.
O defensor público geral, Marcello Tomaz de Souza, falou da importância da conciliação e deixou uma mensagem para a comunidade de Araguatins. “Nós estamos trabalhando com este espírito de que o serviço público tem que ir ao encontro das necessidades do cidadão, estar mais próximo das pessoas. E o apoio do Ministério Público e do Tribunal de Justiça é de fundamental importância para que a justiça realmente seja efetivada. Nós queremos que todo ser humano tenha garantido seus direitos, neste caso em especial as crianças, com o direito de saber quem é seu genitor. Essa é a causa da existência da Defensoria e a população de Araguatins pode se sentir privilegiada por ter um atendimento jurídico eficiente, sólido e humanizado”, concluiu Marcello Tomaz.
Conciliar é bom para a Justiça, mas é ainda melhor para o jurisdicionado, pois permite uma solução mais rápida e propicia a oportunidade de as partes terem autonomia na resolução dos conflitos.

Atendimentos
O Mutirão de Conciliação integra a Campanha Nacional “Ensinar, prevenir, conciliar: Defensores Públicos pela garantia extrajudicial dos direitos”, desenvolvida em comemoração ao Dia da Defensoria Pública, em todas as Diretorias Regionais da Instituição no Estado.
Os atendimentos em Araguatins serão realizados até às 17 horas, no Núcleo Regional da Defensoria Pública, localizado na Rua Floriano Peixoto, Número 451, Centro.
O Núcleo Regional da Defensoria Pública em Araguatins engloba os municípios de Araguatins, Axixá do Tocantins, Buriti, São Bento do Tocantins, Esperantina, Praia Norte, São Sebastião, Sampaio, Sítio Novo e Carrasco Bonito. (As informações são da assessoria de imprensa da Defensoria).