(Araguaína-TO) - O prefeito Ronaldo Dimas está discutindo com a comunidade a construção de um novo centro administrativo para Araguaína. A idéia é construir os novos prédios da prefeitura, Câmara de Vereadores, instituto de previdência e secretarias numa área de 500 mil metros quadrados que foi desapropriada entre os setores Araguaína Sul e Setor Universitário, preenchendo um vazio urbano existente na região. O projeto está sendo apresentado nas audiências públicas da elaboração do Plano Plurianual 2014/2017 que começaram na última segunda-feira, dia 6.
De acordo com o plano apresentado pelo prefeito a área desapropriada abrigará também empreendimentos particulares, como condomínios e centros comerciais. “Iremos comercializar algumas áreas próximas dos novos prédios públicos, aproveitando a valorização do local e com o dinheiro arrecadado viabilizaremos a construção do Centro Administravivo”, explicou, revelando que estima arrecadar cerca de R$ 25 milhões com esta operação.
Dimas apresentou os primeiros estudos arquitetônicos e informou que os projetos executivos já estão em fase adiantada. A expectativa do prefeito é construir primeiro o prédio do Instituto de Previdência de Araguaína (Impar) que abrigará parte da estrutura da prefeitura até que os outros prédios fiquem prontos. “Pretendemos nos mudar para este prédio já no início de 2014”, acrescenta.
Os moradores dos bairros da região norte da cidade aprovaram a  proposta durante audiência pública no setor Maracanã. O assunto também será amplamente debatido na Câmara de Vereadores e com a classe empresarial. “Estamos abertos a sugestões, o projeto não está 100% fechado, queremos ouvir a comunidade e fazer o que for melhor para a cidade”, disse o prefeito Ronaldo Dimas.
Além de contribuir com o adensamento da cidade, combatendo vazios urbanos, o novo centro administrativo também vai contribuir com a melhoria do trânsito da cidade, na opinião do prefeito. O novo plano viário da cidade, também apresentado pelo prefeito na audiência pública, contempla o centro administrativo. “O centro administrativo será facilmente acessado pela população com ampliação do transporte coletivo e novas avenidas”, avalia Ronaldo Dimas.