Considerada um sucesso entre empresários e público, a feira de negócios "Araguaína Tem" movimentou o comércio araguainense nos últimos dias 10, 11 e 12 de agosto. Com palestras, desfiles de moda, show de rock e até uma simulação de atendimento a feridos em um acidente de trânsito, a feira apresentou a força produtiva de Araguaína.
A diretoria da Associação Comercial de Araguaína - ACIARA participou em peso e ficou animada com a movimentação. O diretor Carlos Júnior explicou que a expectativa era de fechar muitos negócios.
"O fluxo de pessoas foi bem grande, os comerciantes que vieram expor na feira estavam bem animados e a feira veio em boa hora para a economia de Araguaína", enfatizou o diretor.
A diretora Juliane Carneiro destacou que a feira superou todas as expectativas. "Conseguimos mostrar para os araguainenses e região as potencialidades da nossa cidade, que aqui tem tudo o que as pessoas buscam. A gente fortaleceu isso e mostrou que a pessoa não precisa ir comprar fora porque a nossa cidade tem", disse.
A feira Araguaína Tem foi uma iniciativa da ACIARA com as importantes parcerias do Governo do Estado, Prefeitura de Araguaína, SEBRAE e Sindicato Rural de Araguaína.
"O sucesso anda de Limusine"
A sexta-feira foi aberta com a palestra "O sucesso anda de Limousine", do empresário brasileiro Jota Abussafi, que saiu do Brasil com 400 dólares no bolso e, com muito trabalho duro, determinação e fé, fez fortuna no Estados Unidos.
Jota se surpreendeu com o porte de Araguaína e a organização do evento. "Essa é uma cidade muito legal, tem ótimos hotéis, bons restaurantes e o povo é muito hospitaleiro. A organização do evento está de parabéns", disse.
Durante a palestra, Jota contou sobre a sua experiência de vida e tudo o que passou até chegar onde está hoje. Ele também deu dicas a todos os que sonham em um dia alcançar o sucesso. "Vim passar uma mensagem de fé, coragem, trabalho, determinação e que nós somos mais importantes do que os políticos, nós temos a força de trabalho, nós temos a coragem e a determinação, então o pequeno, o médio e o grande empresário devem acreditar mais no seu negócio", enfatizou o empresário.
Comércio aquecido
Um dos objetivos da feira foi aquecer o comércio de Araguaína, colocando lado a lado vários ramos empresariais. A inciativa da ACIARA agradou os comerciantes, como contou Matheus Carvalho, sócio de uma loja de colchões. "Achei a organização muito inteligente. Esse corredor de ofertas acaba valorizando o comerciante, isso aquece o mercado e é justamente disso que precisamos".
A feira inclusive acabou superando as expectativas do gerente Alan Rodrigues, de uma loja de materiais para construção. "O movimento foi muito bom, veio até gente de fora querendo conhecer os nossos produtos. Acredito que o 'Araguaína Tem' deveria acontecer todos os anos", destacou o gerente.
Simulação de acidente de trânsito
Entre a palestra e o desfile de modas, o público foi surpreendido com uma simulação de atendimento de urgência e emergência com resgate de vítimas em um acidente de trânsito.
Os profissionais do Corpo de Bombeiros e Samu realizaram todos os procedimentos de imobilização das vítimas fictícias, uma motociclista acidentada e um motorista preso no carro.
Desfile de moda adulta
Encerrando a segunda noite, um grande desfile de modas fez com que os olhos dos presentes brilhassem. Homens e mulheres dividiram a passarela em um desfile completo, de peças para o trabalho e festas até moda íntima.
O desfile contou com a presença da modelo e integrante do programa Pânico na Band, Ana Paulo Minerato, que arrancou aplausos e suspiros do público.
A professora Maísa Alves adorou a organização da feira e não conteve os elogios. "O desfile foi muito bem preparado com lindas roupas, com destaque para a moda íntima, que fugiu do convencional trazendo peças não usuais para dar um requinte especial às performances", destacou.
Ciclo de palestras
Para o público curioso por experiências de sucesso, a organização da feira preparou um ciclo de palestras recheado de nomes já reconhecidos em Araguaína.
O empresário Oto Alvarenga falou sobre o tema "Sua concorrência já está online, e você?". Logo após foi a vez de Márcio Jordano com "Entre no jogo para vencer! Sacadas de alta performance".
E a última noite de palestras foi encerrada com o Talk Show "Hora da Virada", realizado pelo SEBRAE. Empresários de destaque em Araguaína compartilharam experiências de sucesso em meio a uma conversa descontraída. Participaram o superintendente do SEBRAE-TO, Omar Hennemann, o agropecuarista Epaminondas de Andrade, o contador Alberto Sousa Brito e a empresária Hélida Dantas.
Segundo Hélida, a intenção foi de inspirar novos empreendedores a acreditar em seus sonhos. "É por meio da minha história de vida que espero contribuir e inspirar pessoas a alcançarem seus objetivos", destacou.
Stand Up Comedy e Show de Rock
Tocando músicas consagradas nacionalmente e cativando o público, a banda The Norths mostrou a força das bandas regionais no cenário cultural araguainense. O convite para participar da feira foi elogiado pelo guitarrista Leny Wilgner.
"Os organizadores do evento tinham a intenção de atingir todos os gostos, desta forma trouxeram forró, sertanejo e rock, e lembraram-se da gente. Fico muito feliz por termos a oportunidade de tocar aqui", contou.
E para encerrar a feira, uma das atrações mais aguardadas, o stand up comedy com Diogo Portugal. Com piadas inteligentes que falavam de situações cotidianas, uma consulta no médico e viagens de avião, Diogo arrancou gargalhadas da plateia.
Saldo mais que positivo
Gerando negócios e aquecendo o comércio não só dentro da feira, mas do lado de fora também, o Araguaína Tem foi um sucesso. Para o presidente da ACIARA, Márcio Parente, o volume de negócios foi bem alto somente para estruturar a feira. "Só no comércio de Araguaína, foram movimentados mais de R$ 1 milhão. 90% da estrutura montada no parque veio diretamente da cidade, ou seja, todo esse dinheiro foi injetado diretamente na economia daqui", explicou Márcio.
Comentários