(ARAGUAÍNA-TO) - Com uma frota que cresceu mais de 420% em 10 anos, o Governo do Estado apresenta propostas com vistas à prevenção da poluição veicular, através de uma série de três audiências públicas. Araguaína, no Norte do Estado, é a última cidade a sediar o evento, nesta quarta-feira, 11, às 14 horas, no auditório do Senai, localizado na Avenida Dom Emanuel, 1347, Bairro Senador, aberto a todos os interessados.
Durante a audiência serão apresentadas as diretrizes do plano PCPV - Plano de Controle de Poluição Veicular, elaborado segundo recomendação do Conama - Conselho Nacional do Meio Ambiente - , através da Resolução 418, que aponta a renovação da frota de veículos que ultrapasse os limites satisfatórios de emissão de gases e ruídos; a implementação de um programa de monitoramento da qualidade do ar e a execução do Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso.
As diretrizes apontadas pelo plano visam garantir um conjunto de ações preventivas quanto à poluição do ar e à poluição sonora, visando preservar os índices de emissão de gases e ruídos tecnicamente satisfatórios à saúde da população.
O evento do Governo do Estado é realizado pela Semades - Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável - e o Detran-TO - Departamento Estadual de Trânsito. Além de Araguaína, Palmas e Gurupi sediaram as audiências no mês de junho.

Frota
A frota no Tocantins saltou de 87.877 no ano 2000 para de 466.664 em julho deste ano.
A capital do Estado, Palmas, é a cidade que concentra a maior parte da frota, com 125.659 veículos.

Araguaína
Em Araguaína, o crescimento da frota em 10 anos foi de 347,48%, tendo um salto de 21.856 veículos em 2001, para 75.945 em 2011. Atualmente a frota de Araguaína é 79.609 veículos. (Val Rodrigues)