Araguaína-TO - O município de Araguaína, localizado na região norte do Estado, sediará nesta quinta-feira, 23, um workshop sobre temas ligados ao melhoramento genético e perspectivas para a pecuária. A oficina promovida pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) é direcionada para técnicos, professores e estudantes de zootecnia.
A programação irá contar com palestras sobre situação do melhoramento genético de bovinos de corte nos estados do Tocantins, Pará e Maranhão, com resultados de pesquisa da UFT, genética na pecuária competitiva, produtividade do rebanho com melhoramento genético, uso de seleção genômica no melhoramento de bovinos de corte e tudo sobre melhoramento genético na teoria e na prática.
O workshop sobre melhoramento animal será realizado no auditório da Fieto.
Dados
No Tocantins mais de 17 mil matrizes bovinas já foram inseminadas pelo Projeto de Melhoramento Genético desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado,(Seagro). Este ano o projeto completa 10 anos, alcançando um total de 63 municípios e 798 produtores. A meta da Seagro é realizar 5 mil inseminações em 250 propriedades.
O programa é desenvolvido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e adota a tecnologia de Inseminação Artificial em Tempo Fixo ( IATF).Trata-se de uma ferramenta de produção baseada na sincronização da ovulação das vacas, o que permite que uma grupo grande de animais seja inseminado no mesmo dia.
Agrotins
Durante a Agrotins deste ano, o Portal da Pecuária terá 850 animais de produção, entre eles os nascidos da tecnologia de Inseminação Artificial em tempo Fixo (IAF).
“O público vai conhecer animais resultados de tecnologias como a inseminação artificial, transferência de embriões e fertilização in-vitro, que trazem melhoras substanciais na qualidade genética para os rebanhos”, explica a gerente de Pecuária da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Érika Jardim. A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins acontece de 5 a 9 de maio, em Palmas.
Comentários