(Araguaína-TO) - Com foco na sustentabilidade, o projeto de educação ambiental “Vem plantar comigo”, realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), foi lançado nesta quarta-feira, 12, a partir das 19 horas, na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araguaína.
Para isso, durante o lançamento foi assinado o termo de cooperação da Apae com a Semades para a implantação do projeto de criação dos viveiros ecopedagógicos, que vão reutilizar as garrafas pets que poluem o meio ambiente, produzindo viveiros com mudas de espécies nativas sem uso de agrotóxicos, que atenderão ao consumo interno da própria Apae e de outros centros sociais da cidade.
Essas plantas serão utilizadas na recuperação da vegetação próxima a rios, nascentes e olhos d’água no Estado. O projeto prevê ainda oficinas de educação ambiental para retirar da natureza materiais que podem ser reaproveitados, oficinas de manejo de sementes e técnicas de plantio.
O “Vem Plantar Comigo” visa despertar nos alunos e colaboradores da Apae a responsabilidade pelo meio ambiente em que vivem e estimulá-los a envolver cada vez mais pessoas em ações que promovam a revitalização de áreas degradadas.

Edições
O “Vem Plantar Comigo” já foi lançado nas Apaes de Dois Irmãos, Barrolândia, Formoso do Araguaia Dianópolis, Gurupi, Guaraí, Porto Nacional e Paraíso. Para a implantação do projeto, a Semades ministra oficinas para os apaeanos e monta a infraestrutura dos viveiros. Como contrapartida, a Apae fará a coleta de mudas e a manutenção do viveiro.