(Araguaína-TO) - A Prefeitura de Araguaína, em parceria com o Governo do Tocantins, dará início à aplicação de asfalto usinado a quente, o CBUQ, na cidade. Em evento realizado às 9h, nesta sexta-feira, 1º de novembro, na rua Flor de Liz, iniciará a primeira etapa, em que serão investidos recursos de R$ 10 milhões para pavimentação de 40 km de vias urbanas. "Vamos iniciar por duas vias de grande importância para o tráfego da cidade e que sofrem constantemente pela má qualidade do asfalto", aponta o prefeito Ronaldo Dimas.
A primeira rua a receber o asfalto será a Rua Flor de Liz, que liga os setores Rodoviário, Esplanada, São Miguel e Martin Jorge. Já a segunda rua será a Avenida Castelo Branco, que liga a Vila Couto, Setor Brasil, Setor Castelo Branco e Centro à BR-153.
A meta da Prefeitura é que o asfalto usinado a quente seja aplicado nas principais vias com maior fluxo de trânsito. O CBUQ tem entre 3,5 a 5 cm de espessura, podendo chegar a 10 cm, dependendo da localidade e do fluxo de trânsito local. A durabilidade do CBUQ é de mais de 100% em relação ao asfalto comum e a sua qualidade se dá principalmente pela utilização de matérias-primas resistentes em sua fabricação (5% de asfalto betuminoso, 45% de pó de brita com areia, 22% de brita zero e 28% de pedriscos).
Fabricação
Duas usinas de fabricação do asfalto a quente foram instaladas no Distrito Agroindustrial de Araguaína (DAIARA). Uma delas, que já está funcionando, é ecologicamente correta, desde a fonte de energia, que é o gás, não poluente e sem nenhum resíduo sólido, e ainda permite que o asfalto velho existente nas ruas seja reciclado e reutilizado no asfalto novo. A capacidade de produção da usina instalada é de 30 a 40 toneladas de asfalto por hora, sendo que o processo de fabricação dura em torno de 2 minutos.
Aplicação
O asfalto é fabricado a 150º C e é aplicado nas ruas a no mínimo 140º C. Esse processo permite que o asfalto seja aplicado mesmo no período chuvoso, desde que haja pequenas estiagens.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14844
Araguaína recebe primeira aplicação de asfalto usinado a quente
Governo do Tocantins investe 10 milhões para asfaltar 40 quilômetros de ruas
Comentários