Araguaína (TO) - A cidade de Araguaína (TO) recebe pela segunda vez uma etapa do Circuito ExpoCorte, evento que percorre os principais polos de produção pecuária do País para difundir tecnologia e fomentar discussões sobre a cadeia produtiva da carne. O evento será nos dias 29 e 30 de outubro, no Parque de Exposições Dair José Lourenço.
A edição deste ano do Circuito ExpoCorte mostrará ao pecuarista como conseguir o boi 7.7.7, parâmetro de produção que preconiza a busca por animais com 7@ na desmama, 7@ na recria, 7@ na engorda e terminação e abate com 21@ aos 24 meses. O conceito, desenvolvido por pesquisadores do Polo Regional da Alta Mogiana, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo permite produzir mais e melhor em menos tempo (no sistema tradicional, são necessários, no mínimo, três anos que para o animal atinja 18@), podendo aumentar em até 30% os lucros do pecuarista.
Em dois dias de workshop, palestras e discussões aprofundam as diversas etapas da vida do animal para obter o boi 7.7.7: ambiente produtivo, 7@ da vaca ao desmame, 7@ do desmame ao boi magro e 7@ do boi magro ao boi gordo.
“Estamos muito otimistas com a etapa de Araguaína do Circuito ExpoCorte, pois o engajamento do Sindicato Rural é fundamental para garantir o sucesso do evento, que procura levar aos produtores conhecimento e tecnologia para que possam tornar a atividade pecuária cada vez mais produtiva, sustentável e rentável”, afirma a diretora da Verum Eventos, Carla Tuccilio.
Além do workshop, os participantes do evento poderão conferir as novidades tecnológicas apresentadas por empresas de referência na pecuária que participam da feira de negócios que compõe o evento. Estarão presentes na etapa de Araguaína as empresas Minerva Foods, Zoetis, Phibro, DSM – Tortuga, Dow AgroScienses, Premix, Ouro Fino, Nutron, Bellman, Beckhauser, Minerthal, CRI Genética, ABS Pecplan, Romancini, DeltaGen, Meridional John Deere, Senepol Nova Vida, Caltins, Casale e Agronorte Rações.

Leilão
O encerramento da programação do Circuito ExpoCorte em Araguaína será no dia 1º de novembro com a realização da 4ª edição do Leilão Pecuária Solidária. O remate ofertará 80 bezerros de corte, 30 reprodutores das raças Nelore, Gir Leiteiro e Tabapuã, além de fêmeas Girolando, muares e equinos Mangalarga e Quarto de Milha, além de doses de sêmen de raçadores campeões, doados por pecuaristas de renome nacional e das principais centrais de inseminação artificial do país, produtos como sal mineral, fertilizantes, calcário, proteinados, arames, sementes, gerador, uma moto Honda e parte do valor resultante da venda de uma caminhonete Mitsubishi. Tudo é fruto de doações.
Esta é a quarta edição do evento, que já destinou R$ 1,1 milhão para entidades assistenciais que cuidam de pessoas carentes do Estado do Tocantins. Iniciado em Gurupi, no ano de 2009, o projeto já foi sediado em Palmas (2011) e Paraíso do Tocantins (2013), unindo os diversos segmentos do agronegócio a partir do Tocantins e de várias partes do Brasil.
Serão cinco entidades de Araguaína beneficiadas com as doações: Banco de Leite Humano do Hospital Dom Orione, Casa de Acolhimento Ana Carolina Tenório, Lar do Idoso Cantinho do Vovô, Casa de Passagem “Tra Noi” e Casa das Meninas Ágape. Além delas, serão contemplados projetos sociais de Aparecida de Goiânia (GO), Xinguara (PA), Gurupi, Paraíso, Porto Nacional, Dois Irmãos e Guaraí (TO).