(Araguaína-TO) - A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a primeira etapa da atualização dos dados cadastrais de todos os beneficiários do Programa Bolsa Família, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos Setores. O monitoramento do primeiro semestre de 2014 começou em março e segue até o dia 30 de junho.
Os pais ou responsáveis, que recebem o Bolsa Família, têm que levar os filhos com idade entre zero e sete anos até a unidade de saúde mais próxima de casa. Devem proceder assim, também, as mulheres com idade entre 14 e 45 anos, inscritas no CadÚnico, e as gestantes, independente da faixa etária e da idade gestacional.
O monitoramento consiste em observar o desenvolvimento do peso e da altura, assim como verificar se o cartão de vacinação da criança ou da gestante está completo. A outra condição para a garantia do benefício é o monitoramento na educação, feito pelas escolas, onde são verificados critérios como, por exemplo, frequência escolar e notas do aluno.
A atualização é uma das exigências do Governo Federal para que 9.381 famílias beneficiadas na cidade não percam o benefício. Caso deixem de realizar o monitoramento nos postinhos de saúde, os beneficiários podem ter o recurso bloqueado.  
Vale destacar que os servidores das unidades de saúde do município foram capacitados e estão aptos para realizarem o monitoramento nas comunidades próximo à UBS.

Bolsa Família
O Programa Bolsa Família é um programa do Governo Federal que tem o intuito de transferir renda para famílias carentes. Para garantir o recebimento do incentivo, a família cadastrada deve estar ciente da sua responsabilidade na busca da melhoria das suas condições de saúde, educação e nutrição. Dessa forma, a família deve realizar uma atualização semestral na unidade de saúde próxima a residência do beneficiário.