(Araguaína-TO) - O II Fórum Municipal de Educação de Araguaína iniciou-se na noite desta quinta-feira, dia 23, com a realização de uma palestra que teve como tema o Plano Nacional de Educação, ministrada pelo Membro do Conselho de Educação do Paraná, Carlos Eduardo Sanches. Durante o evento, Sanches destacou que Araguaína é referência na área educacional para os municípios brasileiros.
De acordo com o palestrante, Araguaína destaca-se nesse contexto porque o Município vem conquistando, neste tempo recente, algumas inovações e alguns avanços muito importantes na educação. “Eu posso citar um deles que é a educação infantil; enquanto que no Brasil quase que 90% das prefeituras estão precisando desenvolver um esforço muito grande para colocar todas as crianças de quase cinco anos na escola, aqui já está praticamente universalizado”, informou Sanches.
Ainda segundo o membro do Conselho de Educação, enquanto que no Brasil a taxa de cobertura de oferta de vagas em creches na fase de três anos de idade está na casa dos 20%, em Araguaína é quase o dobro disso. “Então o Município já vem desenvolvendo um trabalho muito aquém”, comentou.
Sanches também disse que a carreira para os profissionais que trabalham no magistério no Município se destaca ao nível nacional, em relação ao salário médio. “Quando a gente pega a soma de todos os salários e divide pelo número de pessoas, Araguaína se destaca no nível nacional”, explicou o palestrante. “Menos de 2% das prefeituras no Brasil conseguem atingir uma média salarial como a praticada aqui, e isso mostra o que o Município vem fazendo um esforço muito grande para ofertar educação”, completou Sanches, acrescentando que a cidade se apresenta hoje como referência nacional.