A Prefeitura de Araguaína enviou à Câmara de Vereadores nessa terça-feira, 4, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019. O texto prevê orçamento de R$ 588.496.300 para o ano que vem, 6% maior do que os R$ 554.302.267 deste ano. Em valor absoluto, o incremento é de R$ 34.194.033.
Na mensagem de encaminhamento, o prefeito Ronaldo Dimas (sem partido) esclarece que a receita prevista para o exercício foi estimada considerando o comportamento histórico dos últimos três exercícios.
Também foram consideradas as eventuais frustrações e os respectivos índices de crescimento. “É meu desejo que o orçamento esteja refletido, com o máximo de acerto, e avaliada a expectativa da população quanto a suas necessidades prioritárias”, ressaltou o prefeito.
Receitas
As receitas correntes previstas, provenientes de tributos, contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial e de serviços, estão estimadas em R$ 501.479.500.
As receitas de capital, que são as provenientes de operação de crédito, alienação de bens, amortização de empréstimos concedidos, transferência de capital e outras receitas de capital, estão previstas na ordem de R$ 106.923.000.
As receitas correntes intra-orçamentárias, que são as de órgãos, autarquias, fundações, empresas dependentes e de outras entidades integrantes dos orçamentos fiscal e da seguridade social, no valor de R$ 13 milhões.
As receitas retificadas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) estão previstas na ordem de R$ 32.906.200.
Despesas
No mesmo valor da receita, a despesa total prevista será dividida entre secretarias e autarquias, conforme orienta a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), ficando o maior percentual da receita, 29%, direcionado à Secretaria da Educação, Esporte, Cultura e Lazer.
Na sequência vêm as pastas de Saúde (23%), Infraestrutura (21%), Fazenda (5%), Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Araguaína (5%), Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) (4%), Câmara (3%), Ação Social, Trabalho e Habitação (3%), Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (2%) e Administração (2%).
Procuradoria Geral, Gabinete do Prefeito, Planejamento e Tecnologia, Fundação de Atividades Municipais Comunitárias, Captação e Gestão de Recursos, Controle Interno, Governo e Consórcio Público de Desenvolvimento Regional do Centro Norte, juntos totalizam os 3% restantes. (Com informações da Ascom)
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