O Projeto AmazoniCantoria, formado por Juraildes da Cruz, Genésio Tocantins, Lucimar, Braguinha Barroso e Dorivã, apresentará composições que retratam a cultura do povo da região norte do Brasil

A partir das 18h30 desta terça-feira, 2, os araguainenses terão as apresentações culturais do Festival de Férias Araguaína Mais Verão. Nesta semana, a Via Lago será palco para teatro do grupo Artpalco, com a Peça Geringonça, também o espetáculo da junina campeã do São João do Cerrado de 2019, a Arranca Toco, e ainda a música popular tocantinense do Projeto AmazoniCantoria.
O objetivo do festival é proporcionar mais uma opção de lazer durante as férias escolares, no espaço que já costuma atrair diariamente centenas de pessoas. São cinco semanas com atrações diversas, sendo de três a quatro atrações todas as terças, quartas e quintas-feiras, e uma hora de duração para cada apresentação.  O primeiro dia iniciará com atrações para toda família: Turminha Mágica, Dj Danilo Gomes e a cantora sertaneja Jéssica Neres.

Para cantar junto
Na quarta-feira, dia 3, às 22h30 o Projeto AmazoniCantoria apresenta repertório de canções já consagradas no cancioneiro popular tocantinense. O objetivo do projeto é fortalecer a identidade cultural por meio de composições que retratam a cultura do povo da região norte do Brasil.
O grupo é composto por cinco dos principais músicos tocantinenses que resolveram juntar obras de mais de 40 anos de história: os artistas Juraildes da Cruz, Genésio Tocantins, Lucimar, Braguinha Barroso e Dorivã.

Mais um pouco de arraiá
As cinco quadrilhas juninas que se apresentaram no Festival São João do Cerrado também estão na programação na Via Lago durante a programação de verão: Os Fêi de Cum Força, Encantos do Luar, Os Malacabados, Arranca Toco e Explosão AR. Começando pela campeã Arranca Toco, na quinta-feira, dia 4, às 19h30, que trouxe para essa edição o drama vivido pelos refugiados ao chegar em terras onde os poderosos tentam os expulsar.

Preservação ambiental no teatro
Ainda na quinta-feira, dia 4, às 22h30, o Grupo Artpalco realizará a peça Geringonça, que fala sobre a preservação do meio ambiente usando o Rio Lontra e a culinária regional como plano de fundo da história. No conto, quatro amigos querem chegar à praia, mas combustível do veículo acaba antes do destino. E então, resolvem usar a farofa, que é fonte tão importante de energia para o ser humano, como combustível para o carro.
Após a tentativa frustrada, eles então transformam o veículo em um barco e começam a remar pelo Rio Lontra, para naturalmente encontrar outros rios maiores e desaguaria no mar. Mas, a tentativa é atrapalhada pela poluição personificada pelo Agente Poluente. Os protagonistas só conseguem chegar ao mar depois que o Gênio atende ao pedido feito pela plateia para limpar aquele lixo.