(Araguaína) Segunda maior cidade do Estado, Araguaína completou no dia 14, 56 anos de emancipação política. Data para comemorar o desenvolvimento regional do norte do Tocantins e os avanços que contribuem para o crescimento econômico e social da população. A educação é peça fundamental neste processo.
A 368 km da capital, Araguaína é conhecida como a capital do Boi Gordo devido ao seu potencial pecuário. Mas a cidade referência para o norte do Tocantins e, inclusive, sul do Pará e Maranhão, também é destaque na educação. O município conta hoje com 34 unidades escolares em funcionamento, atendendo a mais de 21 mil estudantes. Todas as escolas ofertam ensino de tempo integral ou promovem a jornada ampliada por meio dos programas Mais Educação e Mais Cultura.
Para ampliar o atendimento aos estudantes da região, duas novas escolas de tempo integral estão sendo construídas em Araguaína, sendo uma no setor Nova Araguaína e outra no Setor Maracanã. Cada unidade terá capacidade para receber 1,5 mil alunos.
“São obras que chamam a atenção porque é uma potencia dentro daquele município. Nós temos orgulho também de dizer que temos vagas garantidas para 100% dos nossos alunos e contamos com profissionais da educação que correspondem à altura do que a educação espera para aquela comunidade”, ressaltou a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar.
Para o diretor regional de Ensino de Araguaína, José da Guia, cada vez mais a oferta de ensino fundamental e médio vem sendo fortalecida no município e as ações contribuem para a completa preparação dos alunos. “Nossa missão e nossa maior parcela de contribuição é atender as necessidades de nossos alunos que nos cobram a todo momento uma preparação maior para poderem ingressar no ensino superior e não ter que sair de nossa cidade. E a Seduc está respondendo de forma positiva” afirmou.
Destaques - A preocupação com a qualidade do ensino ofertado à população em Araguaína pode ser percebida também nas ações de sucesso que as unidades escolares vem desenvolvendo ao longo dos anos. Um bom exemplo é a Escola Estadual Vila Nova, que desenvolve os projetos “Que livro você leu?” e “Produção de Textos”. As ações são realizadas nas aulas de Língua Portuguesa no decorrer de todo o ano letivo. Para o professor Leomar Alves, a execução dos trabalhos tem melhorado significativamente as habilidades de leitura e produção textual dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades de expressão oral e escrita de cada estudante. “Bem como a autoestima e disposição para participar de concurso e seletivas internas referentes às práticas linguísticas. Tem sido também uma grande oportunidade de promoção da interação entre escola e comunidade local, que participa dos nossos eventos”, complementou.
Na Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus, o destaque vai para o projeto “Relaxamento e Exercício contra LER”, reconhecido nacionalmente em um programa de televisão como símbolo de aperfeiçoamento das práticas escolares. Desenvolvido semanalmente em sala de aula, a ação previne doenças por movimentos repetitivos em toda a comunidade escolar e ainda trabalha a disciplina e o respeito entre os alunos. “A indisciplina baixou expressivamente inclusive na hora do recreio, e melhorou também a questão do Bullying”, afirmou a orientadora educacional Cirene Mouzinho.
Já na Escola Espírita André Luiz, o projeto “Conquistando Valores” busca promover a gentileza e a boas maneiras entre os alunos. Cerca de 200 estudantes já participaram das ações desde 2011. O foco principal é mostrar à comunidade escolar que, ao protagonizarem uma mudança de comportamento, se percebe uma repercussão direta no processo de aprendizagem e construção de novos valores, promovendo uma convivência mais harmônica e sem violência. “Com isso, a escola tem melhorado seus índices do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e atualmente não existe caso de evasão ou abandono escolar, concluindo que esse projeto está contribuindo de forma positivo para o avanço da escola”, frisou o professor Maurício Ferreira, um dos idealizadores do projeto.
O resultado da educação integral dos estudantes é a conquista de prêmios e novas oportunidades para os alunos da rede estadual. Ana Paula Mendes de Oliveira Medrado, do Colégio Estadual Silvandira Sousa Lima, vai representar o Tocantins na edição de 2014 do programa Jovem Senador, que oportuniza aos estudantes do ensino médio de escolas públicas brasileiras conhecerem de perto o funcionamento do Senado. A estudante cursa o 3º ano do ensino médio e participou pela primeira vez do concurso. “Fiquei muito feliz. Espero poder aproveitar bem essa oportunidade contribuindo para melhorar nosso Estado e nosso País”, disse a estudante.
Municípios aniversariantesAlém de Araguaína, outras 10 cidades comemoram aniversário nesta sexta-feira: Almas, Araguaçu, Brejinho de Nazaré, Dueré, Gurupi, Nazaré do Tocantins, Novo Acordo, Ponte Alta do Bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins e Xambioá. (colaborou Geovana Penha / Seduc)
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15160
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