Na abertura da semana, os alunos municipais apresentaram temas sobre preservação ambiental

Foram iniciadas nesta segunda-feira, 2, as comemorações da Semana da Pátria em Araguaína. Até 7 de setembro, Dia da Independência, a Prefeitura promoverá várias atrações culturais e esportivas na Praça das Bandeiras. As atividades começam pela manhã, com o hasteamento do símbolo nacional às 8 horas, e retornam à tarde, a partir das 17h30 com o arreamento.
Serão interpretações de músicas, coreografias, apresentações de manobras de skate, jiu-jítsu, roda de capoeira, pelotões, Banda da Polícia Militar e das rainhas do Festival São João do Cerrado. A abertura contou com a Banda da Polícia Militar, seguida da apresentação de coreografias com crianças do Centro Educacional Infantil (CEI) Vovô Jorge Frederico e do CEI São José Operário, finalizando com o pelotão do Colégio da Polícia Militar de Araguaína.
 
Civismo e meio ambiente 
Os alunos municipais apresentaram temas sobre preservação ambiental. A gestora da CEI Vovô Jorge Frederico, Angelita Lopes da Silva, explicou que relacionar temas atuais, como queimadas, é parte da pedagogia para ensinar às crianças valores para um futuro melhor. "Nós temos o projeto da Semana da Pátria dentro da escola em que aproximamos vários temas. Para falar do nosso maior bioma, a Amazônia, falamos também da preservação e da tragédia com o fogo".
Layza Barbosa, de 6 anos, foi uma das bailarinas que dançaram o tema "Salvem nosso planeta". "Eu aprendi que temos que salvar nosso país, nosso planeta e nossa natureza", contou a menina. O pai, o motorista Ronis, de 37 anos, foi à praça para assistir à apresentação da filha e contou que a atividade é importante porque envolve afetivamente às crianças. "Nos últimos dias, ela só falava nesta apresentação. Queria ensaiar para mim toda hora".

Desfile cívico
O Desfile de Sete de Setembro será realizado no mesmo percurso dos anos anteriores, iniciando às 8 horas, do sábado, na Praça das Bandeiras, e percorrendo a Avenida Dois de Julho até o Eco Parque Cimba Benedito Vicente Ferreira. A Secretaria da Cultura ainda aguarda a confirmação dos participantes desta edição.