O câncer de próstata atinge quase sete a cada 10 mil brasileiros, registrando mais de 65 mil casos novos todo ano. Realizar exames preventivos para iniciar o tratamento antes do crescimento do tumor, aumenta a chances de cura em 90% dos casos. Basílio de Sousa, 82 anos, é um dos exemplos de superação à doença. Ele e o filho estiveram na manhã de ontem, segunda-feira, 5, em mais uma abertura da campanha Novembro Azul, realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Araguaína.
O filho, Luis Naves, 47 anos, conta que o pai desenvolveu o câncer aos 60 anos, quando trabalhava em uma fazenda no Pará. Sem instrução, o ex-trabalhador rural sofreu com os incômodos da doença até ser internado com obstrução do canal da bexiga. "A próstata inchou e privou a urina. Se naquela época ele realizasse os exames preventivos, talvez não tivesse passado por tudo isso. Graças a Deus, hoje ele está curado e refaz os exames todos os anos".
Naves, que é taxista, tomou o exemplo do pai e anualmente realiza o exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA). A análise é indicada para todo homem com mais de 45 anos e a partir dos 40 anos para aqueles que tiverem casos na família. Quando há indícios do aparecimento de células cancerígenas, a Atenção Básica encaminha o paciente ao Urologista.
Os exames estão disponíveis durante todo o ano nas UBS de Araguaína, mas durante o mês da campanha, há mutirões priorizando o atendimento aos homens. A expectativa é de que mais de dois mil homens sejam atendidos durante a campanha deste ano. Cada UBS recebe o mutirão em data agendada, conforme a programação abaixo, em horário normal de funcionamento, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Na UBS do setor Araguaína Sul, o mutirão será das 17 às 20 horas na data especificada.
Todos os exames são necessários
De acordo com a coordenadora municipal da Saúde do Homem, Pâmella Araújo Ferreira, a campanha também aborda outras doenças comuns entre os homens, como hipertensão arterial e diabetes. "São oferecidos ainda exames de urina, glicemia e hemograma. Todos os exames são necessários. Precisamos quebrar essa resistência dos homens em manter um acompanhamento médico", destaca.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 16251
Comentários