Augustinópolis (TO) - Após o Ministério Público denunciar o prefeito de Esperantina, Albino Cardoso Sousa – conhecido como Bina do PT - por ato de improbidade administrativa, o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Tocantins, Júlio César Brasil, emitiu nota para esclarecer que a legenda “não compactua com as irregularidades” e que não tem relação com o caso. O presidente da Câmara Municipal, José Cássio Santos Costa (PSB), reagiu às declarações do líder petista e indicou que a sigla teria participado do esquema. “Quem ajudou a fazer o angu, vai ter que ajudar a comer”, teria dito. As informações são do jornal Folha do Bico.
“Esse pessoal é engraçado. Eles assumem a prefeitura, ocupam as principais secretarias, montam esquema e agora querem pintar de santos. Será que essa turma esqueceu que até poucos dias atrás ocupavam as secretarias de Administração, Educação, Saúde, Agricultura e a Chefia de Gabinete do prefeito? E que só deixaram o governo municipal, após eu denunciar um esquema de desvio de combustível”, disse José Cássio à Folha do Bico.
De acordo com o presidente da Câmara de Esperantina, as irregularidades da gestão de Albino Cardoso não se restringem às denunciadas pelo Ministério Público e informou a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as suspeitas de corrupção na administração municipal. “Mais grave que as denúncias do MPE, são os problemas apontados no relatório do Tribunal de Contas, que já temos em mãos. Ai sim vocês verão o que é mau feito e dano ao erário público. Esse pessoal do PT se fosse gente séria, teria até vergonha de morar em Esperantina depois de tudo que fizeram”, acrescentou ao jornal.
José Cássio ainda voltou a citar o presidente do Partido dos Trabalhadores no Tocantins. “O Bina fez tudo, mas não fez só. O Júlio César Brasil antes de sair falando tanta besteira, deveria procurar conhecer a realidade e as atrocidades que os companheiros dele fizeram aqui. Afinal essa turma é inteira do PT, que quebrou o Brasil e agora quebraram Esperantina”, finalizou.
Partido dos Trabalhadores
Júlio César Brasil, também à Folha do Bico, divulgou nota de esclarecimento onde lamenta “os rumos que a administração do município de Esperantina tem tomado” e destaca que o Partido dos Trabalhadores rompeu com a prefeitura “há meses”, entregando “todos os cargos de confiança que exercia no primeiro, segundo e terceiro escalão”.
O presidente destaca que Albino Cardoso foi expulso do partido por infidelidade partidária nas eleições de 2014, elencando também como motivos: evidências de atos praticados fora da legalidade; ausência de diálogo entre o prefeito e a base para definir ações; e postura intransigente na relação com a direção municipal e estadual.
Na nota enviado a imprensa Folha do Bico, Júlio César Brasil finaliza destacando que o Partido dos Trabalhadores “não compactua com irregularidades” e que “nada tem a ver com elas”.
“NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em relação à matéria veiculada dia 03/06/2015 no site Folha do Bico, intitulada, “ESPERANTINA: Câmara deve criar CPI da Corrupção para investigar Bina e PT”, o Partido dos Trabalhadores (PT) do Tocantins, esclarece que lamenta profundamente os rumos que a administração do município de Esperantina tem tomado.
Esclarece, ainda, que rompeu com a prefeitura da cidade há meses e entregou todos os cargos de confiança que exercia no primeiro, segundo e terceiro escalão da administração municipal em razão dos motivos elencados abaixo:
1- Infidelidade partidária do atual prefeito de Esperantina Albino Xavier nas eleições de 2014;
2- Evidências de atos praticados fora da legalidade pela administração municipal;
3- Ausência de diálogo entre o prefeito e a base para definir ações da administração municipal.
4- Postura intransigente na relação com a direção municipal e estadual do partido, resistindo em dialogar com dirigentes e a militância partidária.
O Partido dos Trabalhadores(PT) não compactua com irregularidades e nada tem a ver com elas. Ressaltamos ainda, que por estes mesmos motivos acima citados, o PT expulsou do partido, o prefeito Bina. Fato este, amplamente noticiado pela imprensa regional.
Atenciosamente,
JÚLIO CÉSAR BRASIL
Presidente do Partido dos Trabalhadores do Tocantins”
Comentários