O vice-presidente do Partido Socialista Brasileiro no Tocantins (PSB), deputado estadual Ricardo Ayres afirmou que o partido "já está de olho em 2018", para ampliar ainda mais atuação da sigla no estado. O deputado destacou a forte presença do partido em municípios tocantinenses, como em Dianópolis, onde o padre Gleibson foi eleito com 64,83%, e ainda, em Porto Nacional, onde o Pevista Joaquim Maia, que foi apoiado pelo PSB e com atuação, segundo ele, mais enérgica, e alcançou a vitória com 54,30% dos votos válidos.
Ayres destacou também o resultado do partido nas eleições. Para ele, essa conquista se deu graças ao empenho de todos os candidatos e correligionários, que acreditaram no "novo jeito de fazer política". "Palmas e Gurupi são exemplos claros do que é uma gestão inteligente e eficiente. Amastha e Laurez foram eleitos com mais de 50% dos votos válidos porque a população entendeu que o jeito PSB de governar é exatamente o que nossos municípios precisam", disse o parlamentar.
Em Palmas, o presidente metropolitano do PSB, Alan Barbiero, disse que o crescimento do partido nestas eleições também refletiu na Câmara Municipal da capital. Pelo partido foram eleitos Tiago Andrino, Marilon Barbosa e Major Negreiros. Para Barbiero, com 68.634 votos, o PSB sai como o partido mais forte. O coordenador da campanha de Amastha declarou ainda que o resultado demonstra que a população busca a visão que o PSB trabalha e mostra, segundo ele, o esgotamento da velha política, "ainda presente no Tocantins".
De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PSB no Tocantins alcançou o maior número de votos válidos, num total de 119.305 mil, quase seis mil votos à frente do PMDB. O partido nesta eleição teve o resultado mais expressivo de sua história no Tocantins. Além de reeleger o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, o de Gurupi, Laurez Moreira, e o vice-prefeito de Araguaína, Fraudneis Fiomare, a sigla elegeu ainda, outros oito prefeitos e seis vice- prefeito.
Prefeitos eleitos do PSB
Carlos Amastha, Palmas, 52%; Laurez Moreira, Gurupi, 51%; Padre Gleibson, Dianópolis, 64,83%; Cleiton Batatinha, Cristalândia, 53,27%; Miyuki Ashida, Brejinho de Nazaré, 55,64%; Nonato Nestor, Lagoa do Tocantins, 46,36%; Dr. Ladir, Nova Rosalândia, 59,23%; Ronaldo Parente, São Bento do Tocantins, 52,49%; e Diogo Borges, Talismã, 52,86%.
Comentários