(PALMAS-TO) - Conhecer de perto o funcionamento de uma produção que é referência em apicultura e enriquecer seu conteúdo profissional. Foi exatamente isso que o Sebrae e o Consórcio Ceste proporcionaram a 30 apicultores da região Norte do Estado. Segundo a assessoria de imprensa do Sebrae, juntamente com técnicos de órgãos ligados à agricultura, eles visitaram o Piauí para conhecer detalhes da produção de mel naquele Estado, que representa hoje 40% da produção nacional. “Nossa intenção foi fazer com que os nossos apicultores conhecessem cada etapa da produção em um entreposto, as formas de gerenciamento e apliquem estas experiências positivas aqui”, disse a gerente regional do Núcleo Médio Norte do Sebrae, Admary Martins.
Se depender do apicultor de Palmeirante, José Geraldo Nascentes de Azevedo, todo o aprendizado vai ser transformado em prática em breve e multiplicado entre os produtores de mel no Tocantins, já que, segundo ele, “a experiência mais proveitosa da viagem foi entender que as cadeias produtivas como o mel podem dar excelentes resultados se os grupos trabalharem unidos”.
A missão empresarial aconteceu do dia 17 a 20 de outubro. Nas cidades de Picos e Simplício Mendes, eles visitaram cooperativas, entrepostos e empresas ligadas ao setor apícola. Uma viagem que, sem dúvida, trouxe além de conhecimento, motivação, já que se trata de um polo de produção de mel que exporta para a Europa e Estados Unidos e funciona numa região do semiárido brasileiro. “Nosso principal objetivo foi atendido, que era mostrar a eles como, em uma situação totalmente inversa a nossa, os apicultores piauienses conseguem se destacar”, avaliou a gestora do projeto Liliany Pagliarini.

Sebrae na apicultura
Há mais de dois anos, o Núcleo Regional Médio Norte do Sebrae realiza ações de orientação e capacitação voltadas especificamente para quem trabalha com a apicultura. Cerca de 20 apicultores são atendidos mensalmente de forma direta. De forma indireta esse número chega a 50, segundo dados da gerência regional. O atendimento é feito através de programas como o Gestap (Gestão de Apiário), Consultoria em Desenvolvimento de Embalagem e Comunicação Visual e Consultoria Financeira.
Só a região atendida pelo Núcleo Regional Médio Norte produz cerca de 20 toneladas de mel por ano, tendo como carro-chefe os municípios de Nova Olinda, Palmeirante e Colinas. E há novidades para o próximo ano. “Até o mês de dezembro vamos realizar um diagnóstico minucioso da produção. A partir daí vamos elaborar estratégias para melhorarmos a área e termos resultados já em 2013”, concluiu a gerente regional Admary Martins.
A missão empresarial ao Piauí foi organizada pelo Sebrae e Consórcio Ceste e contou com a participação de técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura e Ruraltins.