(Araguaína-TO) - A Apae de Araguaína inaugura nesta quinta-feira, 22, às 16, horas, a Sala Mundo Autista “Guilherme Rodrigues Fernandes”. O novo local fica situado à Rua F, nº 95, esquina com Avenida Tocantins, Setor Rodoviário, Araguaína.
A Apae daquele município desenvolve, a partir da iniciativa de algumas mães e de um projeto de pesquisa dos acadêmicos de medicina do Itpac, um novo trabalho de atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que engloba o autismo, síndrome de asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação (TID-SOE), através do Método Son Rise.
Segundo os organizadores, o Método Son Rise surgiu na década de 70, do Século XX, e preconiza uma abordagem totalmente inovadora, onde a relação entre pessoas é valorizada. Não se trata apenas de um conjunto de técnicas, mas sim um estilo de se interagir, uma maneira de se relacionar com a criança, onde a mesma é vista como um todo e não focada apenas em suas dificuldades.
Para desenvolvimento do método é imprescindível a junção de forças da equipe técnica, pais e cuidadores do indivíduo autista, em sessões individuais realizadas em ambiente previamente preparado sem estímulos visuais ou auditivos, contendo apenas brinquedos ou materiais motivadores que sirvam como “ferramentas” para a interação e aprendizagem.
Trabalhar com autistas exige mais que derrubar as barreiras do preconceito é necessário levar informação a todas as pessoas, porque está comprovado que o quanto antes se iniciar o tratamento mais fácil é a recuperação. “Crianças autistas são extremamente inteligentes, capazes, frequentam escola, faculdade e tem muita habilidade para as ciências exatas, mas é necessário fazer com que elas se relacionem com as demais pessoas”, cita uma das mães ao falar das habilidades do filho.
Para iniciar o tratamento cedo é necessário ficar atento aos sinais do autismo dificuldade de relacionamento, contato (ainda que seja pelo olhar), resistência às mudanças, repetição de atos e rituais. Dificuldade de fala, dialeto diferente e repetição de palavras.