O médico Yuri Garcia (PR) concedeu coletiva de imprensa, para anunciar apoio à reeleição do prefeito Laurez Moreira (PSB). O republicano garantiu que a decisão não foi adotada de forma isolada e teve total endosso da sua legenda e do senador Vicentinho Alves (PR), que preside sigla no Tocantins. A manifestação vem após a Justiça Eleitoral indeferir o registro de candidatura da coligação da qual fazia parte, a “Ficamos com o Povo”, por irregularidades nas atas de convenção das legendas da composição.
Em breve manifestação, Yuri Garcia fez questão de garantir que o apoio à reeleição do prefeito de Gurupi passou por discussão dentro do seu grupo. “Estivemos conversando com Laurez Moreira, juntamente com os companheiros e com a orientação do partido, do senador [Vicentinho Alves], e com todos os outros companheiros. Não foi uma decisão isolada minha, foi muito conversada, ponderada ao máximo”, disse.
O republicano admitiu críticas à gestão pessebista, mas afirmou entender Laurez Moreira como melhor opção para o município. “Eu critiquei porque queria ver minha cidade melhor, mas as coisas são demoradas. Sabedor da estrutura da oposição, do outro candidato, resolvemos tomar a decisão que é a mais inteligente. Temos que pensar neste momento em Gurupi, em nosso povo, na nossa gente”, comentou.
Yuri Garcia ainda garantiu total apoio do Partido da República a um possível segundo mandato de Laurez Moreira. “Gurupi tem que entender este processo político que está ocorrendo dentro da eleição, e saber que neste momento, juntamente com o que tenho pensado com o senador, isso aqui vai virar um canteiro de obras. Tudo que aquilo que ele tinha para nós, vai transferir para você”, afirmou o ex-candidato.
Paço
O candidato à reeleição agradeceu a decisão de Yuri Garcia e destacou a força da legenda do mais novo aliado em Brasília. “Nós ficamos muito felizes porque sabemos da estrutura do PR nacional, partido que pode contribuir muito com a infraestrutura de Gurupi. Hoje o PR tem o Ministério dos Transportes, e nosso grande sonho e a implantação do pólo de carnes e a travessia da ilha do bananal”, destacou Laurez Moreira. “Entendo que a soma de várias forças políticas em benefício de nossa cidade é o melhor que pode acontecer”, finalizou.
Acompanharam a coletiva a deputada federal Josi Nunes (PMDB) e a vice-prefeita e também candidata à reeleição Josi Nunes (PMDB).
Impugnação
Yuri Garcia (PR) e Luís Cláudio Barbosa (PEN), que concorriam respectivamente aos cargos de prefeito e vice-prefeito de Gurupi pela coligação “Ficamos com o Povo”, tiveram questionadas as atas das convenções partidárias que definiram os nomes da chapa majoritária no pleito municipal deste ano.
A promotora Eleitoral Waldelice Sampaio Moreira Guimarães, responsável pelas ações de impugnação, relata que os partidos PR, PC do B e PEN, os quais já tinham realizado as suas convenções no prazo legal, deliberaram unir-se em uma nova coligação após o termo final determinado para as convenções partidárias.
Na decisão, o juiz Nassib Cleto Mamud, da 2ª zona eleitoral, acatou as alegações do Ministério Público e indeferiu o pedido de registro de candidatura da coligação com base no artigo 487 do Código de Processo Civil. Após isto, o republicano teve o pedido de renúncia de sua candidatura a prefeito deferida no domingo, 18. A publicação da sentença aconteceu na segunda-feira, 19.
Comentários