(Araguaína-TO) - A Agência Nacional de Aviação (ANAC) liberou na manhã de ontem, a pista do Aeroporto de Araguaína para que volte a funcionar normalmento com pouso e decolagens de aeronaves. A ANAC deve enviar um documento à prefeitura de Araguaína, informando sobre a liberação para que o aeroporto volte a funcionar o mais rápido possível.
Após receber o ofício a prefeitura deverá notificar o Poder Judiciário para que o embargo das obras do aeroporto seja retirado. Com a liberação da Anac, a expectativa é que c o embargo motivado por reclamações de funcionários por causa do período de chuva no final de 2011, deixe de existir.
No dia 13 de março, o superintendente de Energia e Transportes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Euclides da Costa Andrade, o ex-secretário de Indústria e Comercio de Araguaína, Nahim Halum, o representante da secretária de representação do estado de Tocantins em Brasília, Francisco de Assis, e o agente aeroportuário, José Antonio (Dragão), estiveram em audiência com o superintendente de Infraestrutura Aeroportuária, Fábio Faizi Rabbani, e demais técnicos de segurança da Anac.
Na reunião, as autoridades responsáveis pelo processo de reabertura do Aeroporto de Araguaína, entregaram ao órgão regulador todos os laudos e notas técnicas pedindo a reabertura do aeroporto. No pedido, foi citada a implantação de uma nova camada na pista de pousos e decolagens (micro revestimento), para que fosse solucionado o problema de drenagem e ficou estabelecido o prazo de 5 meses para a conclusão da obra. Enquanto isso o aeroporto estaria liberado para operar dentro das condições anteriores às obras. “Não tem por que o aeroporto não funcionar. A pista passou de 1500 para 1800 metros e está totalmente recapiada. A Anac só liberou porque tem segurança total”, disse.
Entenda
O aeroporto de Araguaína passa por reformas desde 2009. Tanto o terminal de passageiros quanto a reforma da pista foram completamente reformados e ampliados, porém a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) reprovou as adequações com base no relatório técnico que avaliou as condições estruturais e determinou a implantação de ranhuras (grooving), que conferirá maior segurança nos momentos de pouso e decolagem.
Com a instalação dessas adequações, a capacidade de voos será aumenta, garantindo a vinda de grandes companhias aéras para o aeroporto, aumentando a concorrência e gerando tarifas mais baixas para os passageiros.
Em outubro de 2011, o Aeroporto de Araguaína teve suas operações suspensas por razões de segurança e devido às reformas em sua pista de pousos e decolagens, e deveria ter sido liberado no dia 22 de janeiro deste ano, mas a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) reprovou as adequações com base no relatório técnico que avaliou problemas de drenagem na pista e nas condições estruturais, determinando novas reformas na pista de pouso.
É bom frisar que embora os reparos tenham sido concluídos existe uma pendência com relação à macro textura da pista. Para esse caso, a engenharia da Aeronáutica ainda não se posicionou sobre a necessidade de se fazer essa obra de aperfeiçoamento.
Comentários