O candidato a governador da coligação "A Verdadeira Mudança", Carlos Amastha (PSB), encerrou nessa quarta-feira, 16, agenda de campanha em Gurupi. No municípios, o ex-prefeito de Palmas se reuniu com empresários e autônomos, para quem apresentou as realizações que fez à frente da Capital e as propostas que tem para o Estado no pleito de 3 de junho. O Hospital Regional esteve entre as promessas.
Na palestra, Carlos Amastha fez um relato das principais ações na Prefeitura de Palmas, e citou instalação de 20 novas unidades de saúde, três escolas de tempo integral, universalização do saneamento básico e programas de incentivos fiscais, de promoção da energia fotovoltaica e de curso pré-vestibular gratuito. Além disso, o candidato garantiu que, eleito, sua primeira medida será dar ordem de serviço para retomada das obras do Hospital Regional de Gurupi, paralisado. A construção começou em 2013.
Amastha também foi questionado pelos empresários, servidores públicos e profissionais liberais que prestigiaram a reunião. A primeira pergunta foi como fará para atrair empresas ao município. "Primeiro de tudo vamos dar ao empresário a segurança jurídica necessária para que ele possa investir. A política tributária do Estado será feita junto com o setor empresarial", disse, ressaltando que oferecerá ainda capacitação para melhorar a mão-de-obra e incentivos fiscais e financiamento para os empreendedores.
O candidato também foi perguntado sobre quais são seus planos para saúde e segurança pública. "Levaremos o exemplo de Palmas para o Estado. Um exemplo: a gloriosa e respeitada Polícia Militar do Estado anda de 'golzinho' atrás de bandido. Já, em Palmas, a Guarda Metropolitana anda de Pajero. O que quero dizer: investiremos em equipamentos, condições de trabalho, além da valorização do servidor", complementou.
Agenda
Durante o dia, em Gurupi, Amastha visitou empresas, concedeu entrevistas, visitou o comércio e fez reuniões com líderes políticos e profissionais dos mais diversos segmentos. Nesses contatos, falou sobre as propostas de seu plano de governo emergencial para governar o Estado de junho a dezembro. Entre os principais pontos estão as ações voltadas ao aproveitamento das vocações das cidades é regiões, atração de empresas para investir no Tocantins.
A quarta-feira foi intensa. O primeiro compromisso foi às 7 horas, no Fazendão Agronegócio, de Cariri, empresa que armazena grãos e gera 152 empregos diretos, com faturamento anual de R$ 477 milhões. Em seguida, esteve na rodoviária da cidade, onde conversou com funcionários e comerciantes. Ele falou da necessidade de a cidade ter um novo terminal de passageiros, com conceito voltado ao turismo, valorização dos estabelecimentos.
Amastha visitou ainda o projeto social da Associação Gurupiense dos Amigos do Basquete (Agab), que atende 2,7 mil crianças com oferta de aulas de basquete, futebol, futsal, tênis de mesa e badminton. "Projetos como esse o Estado devem apoiar. Vamos criar mecanismos para conveniar e auxiliar ações como essas", disse.
Já no período da tarde, Amastha percorreu os estabelecimentos comerciais da Avenida Livre, na saída de Gurupi para o município de Peixe. E ainda falou de suas propostas aos colaboradores do frigorífico Cooperfrigu, que gera 600 empregos diretos. (Com informações da Ascom)
Comentários