PALMAS-TO - Com o objetivo de disseminar informações sobre a importância amamentação e da alimentação saudável para crianças de 0 a 6 anos de idade, o projeto Laços Fraternos, idealizado por acadêmicos do curso de Serviço Social, da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), desenvolve ações com o grupo de gestantes do programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS 1.206 Sul, em Palmas.
O projeto Laços Fraternos busca de forma direta capacitar as mães para a inserção de alimentos saudáveis na rotina da criança e, de forma indireta, contribuir na alimentação dos bebês que utilizam os serviços do Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Regina. Visto que, as gestantes recebem orientações sobre a importância de doar o excedente do produto, contribuindo para abastecer o banco de leite. “Além de ser um ato de amor, é uma questão de salvar vidas, pois atualmente todo o estoque do banco consegue atender apenas as necessidades dos 40 recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital”, pontuou o bombeiro amigo do peito, Whylasson Lopes, servidor do Banco de Leite.
Segundo Whylasson, se existissem mais doações, o banco poderia auxiliar tanto as crianças que estão internadas, quanto àquelas que estão em suas residências e necessitam de complemento alimentar. Para atender a demanda interna do hospital, o Banco de Leite necessita mensalmente de 340 litros de leite, entretanto consegue arrecadar de 150 a 200 litros mensais.
“Com frequência vemos a necessidade da doação de leite para a maternidade, muitas vezes as mães deixam de contribuir por falta de conhecimento de como fazer a ordenha ou como proceder para conservar a qualidade nutricional do produto”, afirmou Sheila Hermínio, acadêmica do Curso Serviço Social, que participa do projeto.
Segundo a acadêmica, com o êxito obtido através das ações, o projeto Laços Fraternos visa servir como “piloto” junto ao Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Regina para ser desenvolvido posteriormente, em parceria com os demais Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Palmas, reforçando o estoque de leite da maternidade.
Projeto
No projeto, as mulheres participam de palestras e oficinas com profissionais da área de nutrição, onde são repassadas informações sobre a quantidade e tipo de alimento ideal para cada faixa etária infantil. Participam também de visitas guiadas à maternidade para que conheçam todo o ambiente hospitalar e os procedimentos pelos quais irão passar a partir da entrada na internação, além de receberem informações sobre a importância do aleitamento, da produção de leite, das técnicas de pega e coleta.
O projeto é desenvolvido pelos acadêmicos Andreia das Neves Seles, Cinira Pereira de Oliveira, Sheila Maria Hermínio e Vinícios Marciano Silva, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sociais (Sedes), Hospital e Maternidade Dona Regina e CRAS da 1206 Sul.
Comentários