PALMAS – O procurador de contas Alberto Sevilha foi empossado como conselheiro do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE) na manhã de segunda-feira, 15, durante sessão solene. Em pronunciamento, o novo membro do Pleno, destacou a experiência para exercer “com humildade, equidade e justiça” a “missão de julgador”.
Alberto Sevilha compôs a lista tríplice formulada pelo TCE. Após indicação do governador Sandoval Cardoso (SD), teve o nome aprovado em Plenário pela Assembleia Legislativa. No dia 3, por meio do Ato 1573 de 2014, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas.
“A experiência adquirida ao longo de quase 16 anos como procurador de contas, dos quais, quatro anos como procurador-geral, me dá a base para exercer, agora, a missão de julgador. Espero que possa exercê-lo, com humildade, equidade e justiça, pois tenho total consciência que é essa a atitude que todos esperam de mim”, disse Alberto Sevilha.
O presidente do Tribunal, conselheiro José Wagner Praxedes, deu as boas-vindas ao novo conselheiro. “Tenho a convicção de que vossa excelência assume este cargo com o sentimento de unidade, com disposição para somar e atuar em prol do engrandecimento da Instituição e do nosso Estado. Neste ano especial, em que comemoramos 25 anos de história do TCE, é um motivo de orgulho e de alegria recebermos mais um membro oriundo do Ministério Público de Contas”, ressaltou.
A procuradora-geral de contas, Litza Leão Gonçalves, falou em nome da procuradoria-geral. “Este Ministério Público se sente privilegiado. Quero manifestar minha alegria com a posse do Alberto Sevilha. Tenho certeza de que é uma boa escolha. Acredito que a sua ascensão ao cargo de conselheiro vai enriquecer as decisões aqui tomadas”, comentou.
O grão mestre do Grande Oriente do Brasil, seccional Tocantins, Antônio Ernani Martins, falou em nome da Maçonaria, Instituição na qual Alberto Sevilha é membro. “O novo conselheiro hoje empossado tem dia a dia trabalhado com bravura, destemor, persistência, veracidade, humildade, honestidade, perseverança e seus atos comprovam isso”.

Presenças

A Sessão Solene aconteceu no Auditório do TCE Além de membros, servidores do Tribunal e familiares do novo conselheiro, estiveram presentes: o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins (OAB/TO), Epitácio Brandão; o procurador-geral de Justiça, Clenan Renault de Melo Pereira; a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente e representando o governador do Estado, Sandoval Cardoso, o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Ricardo Eustáquio de Souza.

Perfil Conselheiro

Alberto Sevilha nasceu em 12 de fevereiro de 1955, natural de Guarulhos /SP. Formado em Direito pela Universidade Mackenzie em São Paulo/SP e pós-graduado em Direito Público pelo CEULP/ULBRA. Advogou por 8 anos em Campos Belos/ GO. Foi assessor especial do Conselheiro José Jamil Fernandes Martins, no período de 02 de maio de 1995 a 31 de dezembro de 1998. Tomou posse como procurador de contas, em 4 de janeiro de 1999.