(PALMAS-TO) - O reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Alan Barbiero (PSB), garante que sua pré-candidatura à prefeitura de Palmas está mantida. Durante entrevista ele afirmou que espera entendimento com os deputados estaduais Wanderlei Barbosa (PSB) e Eli Borges (PMDB), e da vice-prefeira Edna Agnolin, também pré-candidatos ao cargo, para sua canditura. Para ele o ideal é que os quatro evitem disputas internas e que se mantenham unidos para as eleições.
Barbiero defende também que o Partido dos Trabalhadores, do prefeito da Capital, Raul Filho (PT), faça parte desse grupo. Para o reitor, a imagem de Raul - alvo de críticas - é positiva e pode ser decisiva numa disputa eleitoral. “Não gosto de personificação, trabalho com partido, e o preito Raul Filho é o líder do PT na Capital. Creio que a participação dele será fundamental”, disse, ressaltando que além do PT, PMDB e PDT buscará o apoio de todos os partidos da base aliada da Dilma Rousseff.
Siqueira
Ao ser questionado sobre como será o relacionamento com o governador Siqueira Campos (PSDB), caso seja eleito, o reitor garante que será a melhor possível. “Teria uma relação de parceria com Siqueira Campos, independentemente de questões partidárias”.
Plano Diretor
Atualmente, além das funções de reitor, Barbiero está empenhado nas discussões sobre a possível expansão do Plano Diretor da Capital. Ao contrário da maioria dos vereadores, ele é contrário ao aumento do perímetro urbano de Palmas. A exemplo do prefeito Raul Filho, ele defende o adensamento da cidade, ou seja, a ocupação dos vazios urbanos antes da abertura de novas áreas.
Teórico
O reitor não aceita críticas [de bastidores] segundo as quais ele não é prático, ou seja, de ser distante distante da realidade de parte significativa do eleitorado. “As pessoas vão mudar de ideia à medida que me conhecerem melhor, pois sou do tipo que põe a mão na massa. Estou acostumado a lidar com o povo, afinal, a maioria dos alunos da UFT é de origem pobre, humilde”
Comentários