A 19ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019) agradou ao público, expositores e instituições de crédito que estiveram presentes no evento. Os indicativos apontam que esta edição superou a anterior. A Agrotins 2019 começou na terça-feira (7), e foi finalizada oficialmente neste sábado (11), às 12h.
Ao todo 710 expositores mostraram seus produtos ou serviços, enquanto no ano passado foram 680. A expectativa de 150 mil visitantes também deve ter sido superada. Mesmo antes do final da Agrotins representantes de instituições financeiras comemoravam a geração de negócios e expositores de vendas.
O Banco da Amazônia destinou R$ 300 milhões para concessão de crédito na Agrotins em 2019. O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, conseguiu também a garantia de R$ 3 milhões para o asfaltamento das avenidas do Centro Agrotecnológico de Palmas, onde é promovida a Agrotins, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Eli Borges.
Para o secretário da Seagro, César Halum, o sucesso da feira se atribui ao empenho da equipe e o respaldo dos expositores que este ano superou o das edições anteriores.
"Estamos satisfeitos com os resultados obtidos, que demonstram o empenho do Governo do Tocantins em fomentar a economia do Estado, possibilitando a expansão do agronegócio e de outros setores gerando emprego e renda. Também precisamos agradecer aos expositores, as equipes do governo, da Seagro, e todos que trabalharam com empenho para o sucesso da Agrotins 2019", disse.
DADOS
O superintendente do Banco do Brasil no Tocantins, Raul Abu Bakr Mohamed Wahbe, disse, entusiasmado, que o movimento de negócios superou todas as expectativas. "Conseguimos atender ao pequeno, médio e grande produtor com agilidade, pois foi possível montar a operação em dois a três dias, deixando nossos clientes satisfeitos. Trouxemos o banco para dentro da feira e em 2020 estaremos juntos nessa parceria fantástica", disse.
Uma concessionária de caminhões iniciou durante a Agrotins o faturamento da venda de 260 veículos para uma só empresa de Araguaína.
Para o gerente de vendas da empresa MCM Comércio de Caminhões e Ônibus, representante da marca Scania, Floriano Paulino da Silva Neto, a feira superou a expectativa em vendas. "Tínhamos metas agressivas e os resultados positivos estão se confirmando", afirmou.
Ainda segundo o gerente de vendas, as comercializações foram efetivadas graças à Medida Provisória nº 8, do Governo do Tocantins, que renovou a redução de 18% para 8% da alíquota do imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), para compra de caminhões em revendedoras no Estado.
Alexandro Rigo Lopes, gerente da Araguaia Motors Toyota, elogiou a expansão da estrutura em 30%, que colocou em um mesmo local todas as concessionárias de veículos. "Viemos com a expectativa de faturar, pelo menos, o mesmo número do ano passado e isso está acontecendo. Até o encerramento da feira esperamos superar esse número", informou.
O gerente de vendas da JF Máquinas, Marcelino Baldessin, por sua vez, disse que a empresa participa desde a primeira edição da Agrotins. "A cada ano o evento vem melhorando e estamos otimistas para as próximas edições", afirmou.
A expectativa das empresas de sementes de cultivares de milho, soja e sorgo também foram superadas. A Nideira, que comercializa sementes de soja e milho, é uma das que ultrapassaram as metas de comercialização. Segundo o representante comercial da empresa, Alexandro Costa, os objetivos propostos foram alcançados. Para Danilo Miranda, um dos técnicos da empresa, a Agrotins é uma excelente mostra para produtos e serviços.
Comentários