Evento é considerado o maior do setor na região Norte e deve reunir 73 mil pessoas

(PALMAS-TO) - A 14ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) começa nesta terça-feira, 6, com a temática direcionada à agricultura familiar. O evento é considerado o maior do setor na região Amazônica e deve reunir, segundo o governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), mais de 73 mil pessoas. A abertura oficial da Feira será realizada na quarta-feira, 7, às 9 horas, com a presença do governador do Estado, Sandoval Cardoso, além de autoridades, representantes, técnicos e produtores.
Para o secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola, a consolidação da Agrotins como a maior feira do setor na região Amazônica tende a se reafirmar, mais uma vez, na edição deste ano. "Em 2013 foram registrados R$ 515 milhões em volume de negócios e, em 2014, a tendência é que estes números sejam superados", disse.
Espaço de exposição de máquinas foi ampliado em 15 mil m², o que corresponde a cerca de 30% a mais que no ano passado
O secretário executivo da pasta, Ruiter Padua, ressaltou a importância do evento para o produtor do Estado. "É uma oportunidade de ter acesso a tecnologias e conhecimentos específicos, o que é fundamental", frisou, acrescentando a importância de ter uma programação voltada à agricultura familiar. "Hoje temos mais de 50 mil famílias neste segmento no Tocantins, que precisam ter, cada vez mais, condições de produzir melhor e ter autonomia", ressaltou.

Programação
Segundo o coordenador de Transferência de Agrotecnologia da Seagro, e um dos organizadores do evento, Fernando Garcia, um dos destaques do primeiro dia de programação é a palestra da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre o Suporte ao Licenciamento Ambiental (Sisla), que acontece das15 às 16h50 no auditório 7, no Pavilhão da Piscicultura. "Trata-se de um sistema que facilita a tramitação de processos de licenciamento ambiental", explicou.
Além disso, o primeiro dia da 14ª Agrotins contará com oficinas de Comercialização Comunitária e Princípios e Base da Economia Solidária, que acontecem, respectivamente, das 9 às 12 horas, e das 14 às 17 horas, no auditório 5, no Pavilhão da Agricultura Familiar. Ao longo de todo o dia, das 9 às 17 horas, os visitantes poderão conferir também as mostras ao feirão de touros, ovinos e caprinos, equídeos, bovinos de leite, bovinos de corte e produções apícolas, dentre outros.

Novidades
O espaço de exposição de máquinas foi ampliado em 15 mil m², o que corresponde a cerca de 30% a mais que no ano passado. Assim, ao todo, a área total de exposição de máquinas, vitrines tecnológicas entre outros, terá 790 mil m², e contará com a participação de cerca de 500 instituições. O segmento de máquinas e implementos agrícolas terão 218 expositores, divididos em 84 estandes. A Agrotins também contará com 19 unidades demonstrativas de vegetais, chamadas de vitrines tecnológicas.
Como a temática deste ano é a agricultura familiar, este público terá um pavilhão específico na feira, com área total de 12 mil m², onde serão instaladas 30 vitrines, workshops, oficinas e cursos. Para garantir a participação do pequeno produtor, o Governo do Estado, através da Seagro, irá disponibilizar mais de 60 ônibus que devem trazer ao evento cerca de 2.900 produtores do interior do Tocantins.

Defensoria Pública presente
A Defensoria Pública do Tocantins, em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Tocantins (Adpeto), irá participar pela primeira vez da Agrotins. Palestras, exposição do bazar Três Pontos, divulgação da Campanha Nacional da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), e atendimento ao público em áreas afins farão parte dos trabalhos que serão realizados pela Instituição.
O estande da Defensoria Pública estará localizado no Pavilhão Institucional, à disposição da comunidade das 9 às 18 horas em todos os dias da Feira.