(PALMAS-TO) - A Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) divulgou nesta quarta-feira, 21, que pela primeira vez o público conhecerá na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2012) os sistemas de irrigação utilizados nas regiões de várzeas, por meio de inundação e subirrigação. Neste espaço serão demonstrados o cultivo de arroz irrigado por inundação e soja, girassol, melancia, feijão e milho, no sistema de subirrigação, além do sistema de pressurização, já expostos nas edições anteriores do evento.
De acordo com a Secom, como forma de divulgar e despertar o interesse de investimentos na agricultura irrigada, a Agrotins terá como tema principal em 2012 a irrigação. Para tanto, a Diretoria Geral de Irrigação e Drenagem da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, já preparou o solo da área onde será montada a vitrine demonstrativa dos sistemas de irrigação na Feira. A Agrotins ocorrerá entre os dias 8 e 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.
O assessor de Irrigação e Drenagem da Seagro, João Calos Farencena, disse que a unidade ocupará uma área de 3 mil metros quadrados e o solo já recebeu os defensivos agrícolas necessários, antes do plantio, previsto para ocorrer nos próximos dias.
Conforme levantamento da Diretoria Geral de Irrigação e Drenagem, o Tocantins possui cerca de 90 mil hectares de áreas irrigadas. Os principais produtos cultivados nessas áreas são arroz, feijão, soja para semente, melancia, milho, cana-de-açúcar e outras frutas. Já em 2012, a projeção é que haja um aumento de 20 mil hectares de áreas irrigadas em todo Estado.
No Tocantins os principais municípios com área irrigada são Lagoa da Confusão - 45.000 hectares, Formoso do Araguaia – 30 mil hectares, Pium – 7 mil hectares, Dueré – 5 mil hectares, Cristalândia – 3 mil hectares e Pedro Afonso – 500 hectares.
Projetos
Em parceria com o governo federal, o governo do Tocantins desenvolve projetos hidroagrícolas voltados para a fruticultura em quadro regiões do Estado: o Manuel Alves (Sudeste), São João (Central), Formoso (Sul) e Sampaio (Bico do Papagaio). O Governo também trabalha para a implantação do Prodoeste - Programa de Desenvolvimento do Sudoeste do Tocantins, que almeja implantar, através de parceria público-privada, um sistema de plantio irrigado no Estado.
Comentários