O Planetário, ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que tem a proposta de levar aos municípios maranhenses conhecimento e informações de astronomia para a população, será uma das atrações da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec). A feira acontece de 28 a 30 de abril em Codó e a expectativa é de que milhares de pessoas, do município e de cidades vizinhas, participem do evento do Governo do Estado.

Durante sessão do Planetário, que dura em torno de 23 minutos, os participantes vão se deparar com curiosidades como a de que Mercúrio está a cerca 150 milhões de quilômetros do Sol; a temperatura em Saturno chega a 180º C negativos; e, em torno de Júpiter, orbitam 64 satélites. Os equipamentos utilizados permitem projetar o Meridiano e o Equador Celeste, planetas, cometas, asteroides, luz crepuscular, Sol e Lua, simulando viagens pelo espaço, possibilitando aos participantes maior aprendizado sobre o tema.
“Ano passado o Planetário foi levado para a Feira de Ciência e Tecnologia e foi um grande sucesso. Queremos este ano ampliar ainda mais o número de sessões e com isso garantir que mais pessoas participem da atração. No Planetário os temas vistos em sala de aula são passados de uma forma lúdica, facilitando o aprendizado do aluno e também das pessoas que têm interesse pelo tema” observou o secretário da Secti, Jhonatan Almada.
Com dimensões de seis metros de largura e oito de altura, o Planetário do Governo do Estado apresenta o Sistema Solar e seus astros, incentivando estudantes, professores, crianças, jovens, adultos e trabalhadores a conhecer melhor o Universo em que vivem.

Circuito
Depois de Codó será iniciado o Circuito Planetário com visitas a vários bairros da capital, dentre eles Cidade Olímpica, Cidade Operária, Anjo da Guarda e Centro.
Ano passado, a ação foi levada para os municípios de Balsas, Imperatriz, São Bento, Arari, Bacabal, Santa Inês, Rosário e Timon, registrando um grande público em todas as apresentações. Ele esteve presente também em eventos como Feira do Livro, Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT/MA) e na primeira edição da AgriTEC realizada em Caxias, além de visitar vários bairros da Capital, a exemplo do Maiobão, São Cristovão e Divineia.

Agritec
A Agritec tem como um dos seus objetivos a capacitação dos agricultores por meio de cursos e oficinas. A feira foi lançada ano passado e suas primeiras edições aconteceram em municípios como São Bento e Açailândia. No espaço, toda a população tem acesso a informações e serviços do Governo do Estado, como emissão de documentos.