(PALMAS-TO) - Através do Portal da Agricultura Familiar e do Portal da Piscicultura, o Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural – quer promover a capacitação de técnicos e pequenos produtores de diversas regiões do Estado, que participarão da 12ª Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária. O objetivo é mostrar, de forma simples, as tecnologias que estão ao alcance do produtor rural.
De acordo com o coordenador de Meio Ambiente do Ruraltins, Anibal Pereira Roque, diversos projetos estão sendo desenvolvidos para o Portal da Agricultura Familiar. Em uma área total de 4.300 m² serão apresentadas unidades demonstrativas de sistema de irrigação por gotejamento e micro aspersão, que podem ser utilizados nas áreas de fruticultura e olericultura, como alternativas para os agricultores familiares. O tema da Agrotins 2012 é “Irrigação: Negócio Sustentável, Líquido e Certo”.
Uma das novidades deste ano no estande do Ruraltins será a Feira da Diversidade. Em uma grande tenda, 30 expositores dos municípios de Ponte Alta do Tocantins, Aliança, Colinas, Palmas, Miracema, Lajeado, Formoso do Araguaia, Almas, Pium, Tocantínia, Tocantinópolis, Esperantina e Araguatins, vão comercializar e expor produtos da agricultura familiar, como mel e biscoitos naturais. O artesanato rural também será apresentado com peças feitas em capim dourando, palha de buriti, bananeira, babaçu, madeira, biojóias, trabalhos manuais e materiais reciclados confeccionados com garrafas peti.
A Feira da Diversidade oferecerá ainda uma programação variada aos agricultores familiares, com palestras, clínicas, vitrines tecnológicas e atividades relacionadas à ovinocultura, avicultura de corte, sistema florestal, bovino de leite, dia de campo. Em parceria com a Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, haverá uma mobilização para trazer pequenos agricultores de todas as regiões do Estado.

Portal da Piscicultura
Para mostrar o grande potencial aquícola do Tocantins, a diretoria de Aquicultura e Pesca do Ruraltins, também traz para a Agrotins uma programação variada. Por meio de parcerias com instituições como a Embrapa, Faet, Sebrae, Seagro, Senac e empresários ligados ao setor da piscicultura, acontecerão palestras, oficinas tecnológicas e degustação permanente de pratos com receitas preparadas à base de pescado.
O diretor de Aquicultura e Pesca do Ruraltins, Alexandre Godinho Cruz, destaca que neste ano os expositores da área da piscicultura serão alocados na proximidade do Lago. O intuito é facilitar a exposição do setor aquícola, durante a Agrotins.