(PALMAS-TO) - O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com o Consórcio Estreito Energia (Ceste), ministram curso a 15 agricultores familiares, interferidos por barragens, sobre associativismo e cooperativismo. O treinamento acontece no município de Barra do Ouro, na Região Norte do Estado, na Fazenda Aprazível. As informações são da assessoria de comunicação do Ruraltins.
De acordo com a coordenadora de capacitação do Ruraltins, Iranilde Gonçalves, que participa do treinamento como monitora e avaliadora, o objetivo é mostrar a importância do trabalho organizado e em grupo, como forma de melhorar a renda e promover o desenvolvimento local. “Queremos que os agricultores, cada vez mais, alcancem qualidade e excelência na atividade escolhida para trabalharem e entendam que por meio da organização social podem fazer a diferença no processo de crescimento e desenvolvimento da comunidade rural”, destaca.
De acordo com a assessoria, o curso encerrado nesta quinta-feira, 22, atendeu a uma reivindicação dos próprios agricultores que tem como meta trabalhar nas lavouras de arroz, milho, feijão, mandioca e criação de pequenos animais.
Paralelo ao curso de Associativismo e Cooperativismo, agricultoras jovens e adultas,também estão sendo capacitadas em Curso de Trabalhos Manuais em Crochê com Barbante. Conforme assessoria, a idéia é proporcionar alternativa de renda e ocupação da mão de obra familiar, com o objetivo de formar grupos de interesse. As peças confeccionadas durante o treinamento serão comercializadas no comércio local e o dinheiro revertido em prol da atividade.
O Ruraltins ao longo de 2011 ofereceu mais de 30 cursos em diversas áreas sendo que mais de 1600 mulheres e jovens foram inclusos no processo produtivo e de geração de renda.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14284
Comentários