Entrega de máquinas beneficia mais de cinco mil famílias no extremo Norte

(Tocantinópolis-TO) - Nesta sexta-feira,15, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), entregou kits com tratores e implementos agrícolas na cidade de Tocantinópolis. Também nesta sexta, a prefeitura de Tocantinópolis inaugurou a Feira do Produtor Osvaldo Mariano, onde foram distribuídos os equipamentos às prefeituras dos 25 municípios beneficiados pelo Programa Pró-Município.
As máquinas foram adquiridas pelo governo do Tocantins e fazem parte do programa Terra Forte, um pacote de ações destinadas à agricultura familiar. "O Terra Forte é um programa da Seagro que visa proporcionar melhores condições de trabalho ao agricultor familiar, permitindo o aumento de produção e renda, e consequentemente, a melhoria na qualidade de vida", afirmou o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café.
"Melhorar a vida dos tocantinenses sempre foi uma preocupação deste governo, e não temos medido esforços para que isto aconteça", frisou o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, acrescentando que a agricultura é um dos setores que mais impulsionam a economia do Estado "e fornecer boas condições de trabalho ao produtor rural é fundamental".

Capacitação
Assim como nas entregas anteriores, realizadas nos municípios de Gurupi e Paraíso, os condutores das máquinas destinadas aos municípios participaram de um treinamento para operar os equipamentos. Em Tocantinópolis a capacitação ocorreu na manhã desta sexta-feira.
Para a condutora Frankslane Xavier, que atua há sete anos no município de Araguatins, o treinamento foi fundamental. "Essas máquinas são lançamentos, então é importante que a gente faça uma atualização para saber o que mudou com relação aos que eram usados antes", disse, acrescentando que foram repassadas informações sobre operação, mecânica e segurança.
"Estes equipamentos que estão sendo disponibilizados aos 139 municípios são de última geração, e o treinamento irá permitir que os operadores executem seu trabalho da melhor forma possível", disse Jaime Café.

Entregas
Já foram distribuídos 60 kits de máquinas e equipamentosagrícolas pelo governo do Estado. Com a entrega desta sexta-feira, serão beneficiados os municípios de Araguatins, Angico, Ananás, Augustinópolis, Axixá, Buriti, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia, Nazaré, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Santa Terezinha, São Bento, São Miguel, São Sebastião, Sítio Novo e Tocantinópolis, totalizando cerca de cinco mil famílias, o que corresponde a aproximadamente 20 mil pessoas assistidas.
Os equipamentos, que são voltados à agricultura familiar, serão disponibilizados aos municípios, que farão a destinação aos produtores, conforme a demanda. A ação atenderá ainda às regiões de Taguatinga, com 15 municípios beneficiados, Porto Nacional, com 21 municípios, Guaraí, com 23, e Araguaína, com 20. As próximas entregas acontecerão em Guaraí e Araguaína, nos dias 22 e 25, de novembro, respectivamente.
Além dos kits, que estão sendo entregues também foram adquiridos pulverizadores agrícolas de barras, roçadeiras de arrasto, perfuradores de solo, caminhões trucados e um caminhão toco, que serão disponibilizados pelos municípios conforme a demanda dos agricultores.ão ocorreu na manhã desta sexta-feira.
Para a condutora Frankslane Xavier, que atua há sete anos no município de Araguatins, o treinamento foi fundamental. "Essas máquinas são lançamentos, então é importante que a gente faça uma atualização para saber o que mudou com relação aos que eram usados antes", disse, adicionando que foram repassadas informações sobre operação, mecânica e segurança.
"Estes equipamentos que estão sendo disponibilizados aos 139 municípios são de última geração, e o treinamento irá permitir que os operadores executem seu trabalho da melhor forma possível", disse Jaime Café.