Matopiba é vista como a última fronteira agrícola do Brasil

BRASÍLIA - Proposta pela ministra da Agricultura, Kátia Abreu, a Agência de Desenvolvimento do Matopiba, região produtiva que compreende os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, deve ser criada neste ano, esperam produtores rurais desse pedaço do Brasil. Baseado em estudos da Embrapa, o projeto visa melhorar os gargalos logísticos desta fronteira agrícola.
Recentemente, Kátia se reuniu com os ministros da Secretaria de Portos, Edinho Araújo; e dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, para discutir ações voltadas ao escoamento da safra de grãos 2014/2015.
Foram discutidos investimentos e obras em rodovias, hidrovias e ferrovias. Kátia Abreu falou da necessidade de melhorar a infraestrutura para escoamento da produção, que nesta safra será 5% maior que a anterior.
Um dos temas da reunião foi implementar melhorias na infraestrutura para utilização de corredores multimodais em 6 estados (MT/RO/AM/PA/TO/MA).
Em relação à participação das regiões brasileiras na produção de grãos, Kátia apresentou um mapa, segundo o qual, Matopiba registrou produção de 8,6 milhões de toneladas do complexo soja em 2014. Esse montante representa 15,2% da produção do grão no ano. (Com informações do Portal Brasil)